quinta, 25 de abril de 2024
Por SMS

625 mil pessoas serão cobradas para devolver auxílio emergencial, diz Ministério da Cidadania

Serão enviadas mensagens para que o usuário faça a devolução dos recursos por Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) ou com orientações sobre como proceder para denunciar fraudes

30 novembro 2021 - 08h38Por Redação SpaceMoney
 - Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Entre ontem (29) e hoje (30), o Ministério da Cidadania começou a notificar cerca de 625 mil pessoas que receberam o auxílio emergencial indevidamente a devolverem o benefício.

Segundo o órgão, serão enviadas mensagens por SMS para que o usuário faça a devolução dos recursos por Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) ou com orientações sobre como proceder para denunciar fraudes.

Em outubro, cerca de 625 mil pessoas já tinham sido notificadas para restituir os recursos à União. Segundo o governo, após o envio dos primeiros lotes de SMS, foram devolvidos aos cofres públicos aproximadamente R$ 66,30 milhões até o dia 18 de novembro.

As mensagens serão enviadas pelos números 28041 ou 28042 e o governo alerta que qualquer SMS enviado de números diferentes desses, com essa finalidade, deve ser desconsiderado. 

Veja como serão os modelos de SMS enviados:

  • Para o grupo que recebeu fora das regras do benefício, a mensagem será: "O CPF *.456.789- tem parcelas a devolver do Auxílio Emergencial. Devolva todas as parcelas em gov.br/devolucaoae. Fraude denuncie em gov.br/falabrae"
  • Para o público do Bolsa Família, que recebeu fora das regras do benefício, a mensagem será: "O NIS *456.789 tem parcelas a devolver do Auxílio Emergencial. Devolva todas as parcelas em gov.br/devolucaoae. Fraude denuncie em gov.br/falabrae"
  • Para o grupo relacionado à Declaração de IRPF e com DARF emitida, que solicitaram o Auxílio por meio do aplicativo da CAIXA, denominado público ExtraCad, a mensagem será: "O CPF *.456.789- possui DARF do Imposto de Renda em aberto relativo ao Auxilio Emergencial. Pague o valor ou denuncie fraude. Acesse gov.br/dirpf21ae"
  • Para os públicos do Cadastro Único e do Bolsa Família, identificados na declaração IRPF 2021 com DARFs emitidos sem pagamento, a mensagem será: Consta DARF do Auxílio Emergencial em aberto no seu Imposto de Renda para o CPF *.456.789-. Pague o valor ou denuncie fraude. Acesse - gov.br/dirpf21ae

Com informações complementares de G1.