sexta, 29 de março de 2024
Simpósio anual

Dólar estável em meio a expectativas para a grande revelação de Jackson Hole

O dólar se manteve estável na quarta-feira durante um pregão moderado

25 agosto 2021 - 17h56Por Investing.com

Por Yasin Ebrahim, da Investing.com – O dólar se manteve estável na quarta-feira durante um pregão moderado, em meio às expectativas de que o simpósio anual de Jackson Hole, ao final dessa semana, não deverá trazer o tipo de surpresa na política monetária que desencadearia movimentações bruscas.

O índice dólar, que mede a divisa americana contra uma cesta ponderada das seis maiores moedas, caiu 0,08%, a 92,83.

O evento Jackson Hole de sexta-feira foi marcado como o principal evento de risco para os mercados, com a expectativa de que o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, irá reparar o terreno para o anúncio da redução de compras de títulos no final deste ano.

Mas à medida que o simpósio se aproxima, o dólar tem se mantido na defensiva e as negociações desaceleraram, sugerindo que os mercados cambiais não estão antecipando pistas significativas sobre os planos do Fed de frear sua recompra de títulos.

"A volatilidade do câmbio continua perto dos níveis mínimos enquanto os investidores ainda não estão convencidos de que Jackson Hole vai acender uma fogueira nos mercados", afirmou o ING em relatório. "Os ganhos do início desta semana de moedas mais arriscadas contra o dólar parecem estar desaparecendo, mas houve bons ganhos em moedas locais", acrescentou.

Mesmo assim, é provável que os investidores analisem com muito cuidado os comentários de Powell a fim de avaliar se o aumento de casos de Covid-19 nos EUA estão no radar do Fed, com o potencial de dar mais espaço ao banco central para manter o status quo na política monetária durante algum tempo.

"O mercado examinará com muito cuidado o discurso de Powell quanto à análise de riscos por parte do Fed, em relação à propagação da variante delta", disse o Commerzbank em relatório.

Os mais recentes dados de posicionamento em dólar acrescentaram credibilidade às expectativas de que o evento em Jackson Hole não deverá trazer perspectivas significativas sobre o raciocínio do Fed em relação à política monetária.

O valor da posição long líquida do dólar recuou para US$ 1,06 bilhão na semana encerrada em 17 de agosto, em comparação aos US$ 3,08 bilhões na semana anterior, segundo os cálculos da Reuters e os dados da Commodity Futures Trading Commission publicados na sexta-feira.