sexta, 29 de março de 2024
Recomendação de compra

XP mantém recomendação de compra e destaca agenda ESG da Ambev (ABEV3)

Mas relatório reconhece um ano desafiador pela frente, com pressão de custos em todas as operações e inflação persistente

24 fevereiro 2022 - 11h39Por Redação Spacemoney
AmbevAmbev - Crédito: Ambev/Divulgação

A AmBev registrou um 4T21 positivo e estabeleceu um novo recorde de volume em 2021 de 180 milhões de hectolitros (hl), superando o recorde anterior (2014) em 8 milhões de hl e 15 milhões acima de 2020, performance acima da média da indústria.

Porém, para 2022, relatório da XP aponta um ano desafiador pela frente, com pressão de custos em todas as operações e inflação persistente.

No entanto,  Leonardo Alencar, head do setor de Agro, Alimentos e Bebidas na área de Research e sócio da XP, e Pedro Fonseca, Agro, Alimento e Bebidas, que assinam o relatório, se mostram otimistas e até impressionados com a rapidez com que uma empresa com mais de 100 anos conseguiu mudar durante a pior crise de todos os tempos, aumentando vantagem sobre seus pares, principalmente na frente comercial. 

Por isso,o relatório da XP mantém recomendação de Compra e preço-alvo de R$ 18,8/ação.

Cerveja BR

As vendas de cerveja na operação do Brasil vieram em linha com as projeções da XP (-3% A/A e +2% vs. XPe), pois já era esperada uma pressão baixista no consumo devido aos efeitos negativos da inflação persistente no Brasil. As restrições da Covid continuaram em vigor ao longo de 2021, no entanto, o volume da AmBev diminuiu 3,1% enquanto o índice do setor (IBGE) recuou 8,5%.

Para 2022, a empresa divulgou um guidance de CPV com aumento entre 16-19%, enquanto a taxa de câmbio média está em R$ 5,39/USD, superior ao mercado spot atual. Como o volume não é mais uma variável estratégica, o relatório da XP afirma que há uma expectativa para ver como as margens podem melhorar à medida que a dinâmica do canal on-trade (bares e restaurantes) for retomada, juntamente com o impacto positivo dos BEEs atingindo 85% da base de consumidores.

ESG
A XP ressalta os esforços da AmBev em avançar na agenda ESG, sobretudo diante da maior transparência no status dos principais KPIs relacionados às metas de sustentabilidade para 2025.

"Destacamos o fato de que todos os seus Diretores Executivos possuem metas relacionadas a ESG em 2022; iniciativas significativas com alto impacto Social; e a obtenção do reconhecimento Woman on Board pela ONU, ao mesmo tempo em que alcança 18% de representação feminina em seu Conselho".