sábado, 20 de abril de 2024
Avaliações

XP: Magazine Luiza (MGLU3), Natura (NTCO3) e Via (VIIA3) ganham com corte de 25% do IPI; quem perde?

Alpargatas (ALPA4) também deve se beneficiar, dizem analistas

03 março 2022 - 08h20Por Redação SpaceMoney
 - Crédito: 01.12.2011/Arquivo/Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Com o intuito de incentivar a indústria e o comércio local, reaquecer a economia e gerar empregos, o governo brasileiro anunciou a redução do IPI (Impostos para Produtos Industrializados) em 25% na última sexta-feira (25).

Na avaliação da XP, nomes do segmento de e-commerce como Magazine Luiza (MGLU3), Natura (NTCO3) e Via (VIIA3) são as empresas mais beneficiadas pela medida, enquanto Multilaser (MLAS3) e Vivara (VIVA3) podem ser negativamente afetadas.

A XP avalia que as três varejistas são as principais beneficiárias uma vez que isso deve levar a menores custos, o que os analistas acreditam que deve ser repassado completamente para os preços finais para aumentar a demanda ou ser parcialmente incorporado nas margens.

Alpargatas (ALPA4), nesse sentido, também deve se beneficiar uma vez que suas principais matérias primas (borracha sintética e butadieno) estão sujeitas ao IPI.

O varejo alimentar e as farmácias podem ser positivamente impactados por menores preços em parte do seu mix de vendas e uma poder de compra mais preservado, afirmam os analistas.

Buscando rentabilidade na Bolsa de valores? Saiba como aumentar seus retornos com um assessor da Ipê Investimentos via WhatsApp.

A XP destaca que companhias que eram isentas em pagar o IPI (ex.: Zona Franca de Manaus – ZFM) podem ser negativamente afetadas pela medida, uma vez que isso deve reduzir seus benefícios fiscais e, consequentemente, sua competitividade.

Entretanto, o ministro da Economia, Paulo Guedes já reforçou que o governo está preocupado em não prejudicar a região, enquanto as companhias que possuem operações lá devem buscar alternativas para proteger sua competitividade.

A XP ressalta a Multilaser e a Vivara como as empresas que possuem operações na ZFM que podem ser prejudicadas.