quinta, 28 de março de 2024
R$ 30 bilhões em novembro

Volume de investimentos estrangeiros no Brasil é o maior em 25 anos

28 dezembro 2020 - 10h52Por Redação SpaceMoney

Investidores de fora do Brasil colocaram R$ 30 bilhões na B3, a bolsa brasileira, no mês de novembro. Este é o maior volume de investimentos estrangeiros desde 1995, quando o dado começou a ser computado.

O resultado acontece em meio a um momento de recuperação do Ibovespa, que acumulou alta de 15,9% no mês. O resultado é o melhor do principal índice acionário do Brasil para um mês de novembro em 21 anos. 

Segundo o economista João Beck, o movimento deve-se ao fim das incertezas em relação à eleição americana e das notícias otimistas sobre a aplicação de vacinas contra a covid-19 em mais de 40 países.

"Com mais apetite a risco lá fora, um fluxo natural acaba respingando para mercados emergentes. O Brasil foi um destino potencial também por ter sido o país com a maior desvalorização da moeda dentre economias relevantes. E isso acaba nos tornando 'baratos'", explica.

A continuação do otimismo, porém, depende da atuação do governo brasileiro no controle das contas públicas e na aprovação das reformas econômicas. "No curto prazo, o país precisa mostrar mão firme no controle do teto de gastos, além de prosseguir com a agenda de reformas. A paciência do mercado tem prazo de validade", diz Beck.

Para o especialista, o investimento sustentável de estrangeiros depende ainda de perspectivas mais otimistas de crescimento do PIB. "O governo tem um papel importante nesse processo ao criar uma agenda que destrave os gargalos do nosso crescimento com mão de obra qualificada, logística, energia, saneamento, etc", finaliza.

Com informações da Hoch Muller