sábado, 20 de abril de 2024
Projeções

Veja quais ações devem aparecer nas prévias do Ibovespa em agosto, segundo o Itaú BBA

JHSF (JHSF3) e Positivo (POSI3) deixaram o índice, acreditam os analistas

18 julho 2022 - 15h04Por Investing.com
 - Crédito: Divulgação

Por Ana Beatriz Bartolo, da Investing.com - A B3 (B3SA3) começará a divulgar em agosto as prévias das reavaliações dos ativos que compõem o Ibovespa, o que deve fazer com que fundos de investimentos, ETF e outros investidores redefinam seus passos para seguir as alterações no índice.

Tentando antecipar possíveis ganhos com essa movimentação, o Itaú BBA traçou um modelo para prever quais mudanças podem acontecer. 

Para o Itaú BBA, as ações de Raízen (BVMF:RAIZ4), São Martinho (BVMF:SMTO3) e Arezzo (BVMF:ARZZ3) serão adicionadas ao Ibovespa, enquanto JHSF (BVMF:JHSF3) e Positivo (BVMF:POSI3) serão removidas.

Dessa forma, é esperado uma pressão comercial positiva significativa em Raízen, São Martinho e Arezzo e uma pressão  negativa em JHSF e Positivo. 

Sobre os fundos passivos e ETFs, o Itaú BBA espera que 70% do AUM passivo e 10% do AUM ativo acompanharão as mudanças do Ibovespa.

Raízen, São Martinho e Arezzo devem apresentar um pressão compradora de cerca de 3,2, 2,9 e 2,4 dias, respectivamente, levando em conta uma projeção calculada com a quantidade de compras dividida pelo valor médio diário negociado. 

O Itaú BBA não descarta a possibilidade da prévia trazer alguma surpresa, uma vez que muitas ações estão próximas da “zona de inclusão”, o que seria o caso de CBA (BVMF:CBAV3), Auren Energia (BVMF:AURE3) e Movida (BVMF:MOVI3).

Porém o banco se mantém confiante nas suas previsões e também destaca que a quantidade de ativos que compõem o Ibovespa deve cair de 92 para 91, por causa da incorporação das ações da Unidas pela Localiza (BVMF:RENT3) e a migração do Inter para os Estados Unidos.

A primeira prévia do rebalanceamento do Ibovespa deve ser divulgada no dia 1º de agosto, com a segunda prevista para o dia 16 de agosto e a terceira, para o dia 1º de setembro. A nova composição do índice será válida a partir do dia 5 de setembro.