quinta, 28 de março de 2024
Impactos da guerra

União Europeia estuda banir Rússia de sistema interbancário Swift

Preocupações giram em torno de como os pagamentos das importações de energia russa seriam feitos e se os credores da UE seriam pagos

25 fevereiro 2022 - 18h20Por Redação Spacemoney
Bandeira da RússiaBandeira da Rússia - Crédito: Pixabay

A União Europeia analisará em breve as consequências de cortar a Rússia do sistema de pagamentos internacionais Swift antes de decidir se usará essa “arma nuclear financeira”, disse o ministro das Finanças da França, nesta sexta-feira (25).

Após a invasão da Ucrânia por Moscou, os países da UE já decidiram um pacote de sanções que cobriria 70% do mercado bancário russo.

No entanto, alguns países relutam em ir mais longe e cortar o acesso da Rússia à rede de transferência interbancária Swift devido a preocupações sobre como os pagamentos das importações de energia russa seriam feitos e se os credores da UE seriam pagos.

Entenda como o bitcoin poderia se fortalecer caso isso aconteça.

Por isso, os ministros das Finanças da UE pediram ao Banco Central Europeu e à Comissão Europeia que produzam uma análise “nas próximas horas” sobre as consequências de tal ação, disse o ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire.
 

*Com informações da Reuters

Buscando rentabilidade na Bolsa de valores? Saiba como aumentar seus retornos com um assessor da Ipê Investimentos via WhatsApp.