quinta, 25 de abril de 2024
Análises

Tupy (TUPY3) e Fras-le (FRAS3) devem ser destaques no setor de bens de capital no 2T, diz Itaú BBA

Analistas veem arreferecimento das preocupações em relação à inflação de custos, devido aos aumentos recorrentes nos preços das matérias-primas

19 julho 2022 - 11h32Por Redação SpaceMoney

Após alguns trimestres com preocupações crescentes em relação à inflação de custos, principalmente devido aos aumentos recorrentes nos preços das matérias-primas, o Itaú BBA enxerga um arrefecimento dessa tendência no segundo trimestre do ano.

Os analistas Gabriel Rezende, Luiz Capistrano e Thais Cascello esperam que a empresa de fundição de blocos de ferro Tupy (TUPY3) e a fabricante de autopeças Fras-le (FRAS3) sejam os destaques positivos do período.

Veja abaixo a análise do Itaú BBA para cada empresa:

  • - Fras-le (FRAS3): a combinação de volumes crescentes, preços maiores e exportações em patamares interessantes devem assegurar um bom trimestre para a empresa. Além disso, um resultado financeiro mais favorável por causa dos recursos levantados no processo de aumento de capital em abril deste ano deve impactar positivamente o lucro líquido.
  • - Iochpe Maxion (MYPK3): o impacto dos conflitos entre Rússia e Ucrânia nos volumes vendidos na Europa devem levar a Iochpe Maxion a apresentar uma pequena queda na receita, EBITDA (geração de caixa operacional) e lucro líquido em relação ao primeiro trimestre do ano. Apesar disso, analistas esperam que a companhia continue com um mix interessante nos itens vendidos.
  • - Marcopolo (POMO4): apesar de um mix mais interessante (com maior participação dos ônibus rodoviários no resultado), a continuação da
    falta de chassis deve pressionar os volumes vendidos pela empresa. Dessa maneira, o Itaú BBA antecipa volumes estáveis na comparação trimestral.
  • - Randon (RAPT4): o Itaú BBA estima que o segundo trimestre da Randon seja marcado por pressões advindas de um cenário competitivo desafiador e custos elevados, o que deve impactar negativamente o resultado das verticais de implementos rodoviários e autopeças vendidas para montadoras. Analistas projetam que estes efeitos não devem ser compensados pelo resultado positivo da Fras-le (a Randon detém uma participação de aproximadamente 53% na Fras-le e consolida os resultados no seu balanço).
  • - Tupy (TUPY3): os resultados da Tupy devem ser beneficiados principalmente pela boa demanda por seus produtos e ganhos de eficiência que surgem após a incorporação das plantas compradas da Teksid, o que deve compensar potenciais impactos advindos dos conflitos entre Rússia e Ucrânia.
  • - Weg (WEGE3): o Itaú BBA aguarda uma continuação no segundo trimestre das tendências observadas no primeiro trimestre, o que implica em um crescimento interessante de receita, EBITDA e lucro líquido em relação ao mesmo período do ano passado, mas números bem parecidos com o que já fora observado no resultado do primeiro trimestre.