quinta, 25 de abril de 2024
Setor turístico aquecido

Transações em hospedagens crescem 70% no país, aponta Visa

Movimento tem sido impulsionado pelo avanço da vacinação contra a Covid-19

28 dezembro 2021 - 11h00Por Redação SpaceMoney

A flexibilização das medidas de isolamento social observada em 2021, resultante do avanço da vacinação, tem reaquecido as atividades turísticas no Brasil. O segmento de hospedagens, por exemplo, superou os números registrados antes da pandemia.

Dados registrados pela Visa Consulting & Analytics (VCA) indicam que a quantidade de transações com credenciais Visa para serviços de hospedagens no país cresceu 70% entre setembro deste ano e o mesmo mês de 2019.

“Neste mesmo intervalo, também observamos que as transações de companhias aéreas tiveram uma queda de quase 30%, quando comparadas com o período pré-pandemia, devido às restrições do setor. Ainda assim, o ticket médio com passagens aéreas teve aumento em torno de 10%, o que está atrelado à alta do dólar e da inflação no país”, comenta Oscar Pettezzoni, diretor executivo da VCA.

O segmento de hospedagens se manteve ativo. Um dos fatores que impulsionou o seu crescimento foi a maior adesão das empresas ao modelo de trabalho remoto e o boom do ‘anywhere office’.

Isso levou mais pessoas a optarem por trabalhar em outras cidades ou estados, e aumentou a procura por hospedagens de longa duração - fenômeno que classificou esse público como ‘nômade digital’, uma tendência que acelerou ainda mais nos últimos dois anos.

“O turismo gera atividades indiretas que atingem os mais variados setores da economia, sua retomada aquece diversas cadeias produtivas. Com isso, para a Visa, acompanhar os padrões de gastos dos consumidores nesse segmento é muito pertinente para entender as mudanças de hábitos e necessidades de consumo das pessoas nesse momento de pandemia e traçar as melhores soluções e recomendações aos nossos clientes para que eles possam tomar decisões de negócios mais assertivas dentro desse cenário”, conclui Pettezzoni.

Com informações de Visa e InPress Porter Novelli.