quinta, 18 de abril de 2024
Mudanças

Tesouro Direto: papéis de títulos públicos são substituídos por novos vencimentos. O que muda?

Veja quais títulos foram disponibilizados e quais foram descontinuados e o que isso pode impactar nos seus investimentos

22 fevereiro 2022 - 11h42Por Redação SpaceMoney
 - Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Desde a segunda-feira (21), o Tesouro Direto passou a disponibilizar novos títulos para os investidores comprarem, com vencimentos mais longos do que aqueles que estavam à disposição até a semana passada.

Os novos títulos disponibilizados pelo Tesouro Direto são:

- Tesouro Prefixado 2025 

- Tesouro Prefixado 2029

- Tesouro Prefixado 2033 

- Tesouro Selic 2025

- Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2032

Buscando rentabilidade na Bolsa de valores? Saiba como aumentar seus retornos com um assessor da Ipê Investimentos via WhatsApp.

Foram descontinuados:

- Tesouro Prefixado 2024

- Tesouro Prefixado 2026

- Tesouro Prefixado 2031

- Tesouro Selic 2024

- Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2031

Camilla Dolle, head de Renda Fixa da XP, explica que, além de os títulos possuírem datas de vencimento diferentes, a rentabilidade também muda.

Por isso, Dolle ressalta a importância de sempre observar qual o cenário no momento da compra do seu título, e entender assim qual a rentabilidade que você receberá ao mantê-lo até o vencimento.

Ela menciona ainda que essa mudança de prazos de vencimentos disponíveis no Tesouro Direto não tem relação alguma com as flutuações das taxas, sendo apenas um processo padronizado da plataforma de reajustar as ofertas para prazos mais longos.

Os investidores que já possuem os títulos que não serão mais negociados no Tesouro Direto para compra continuarão com a possibilidade de resgatar seus títulos normalmente, em caso de necessidade.

No Tesouro Direto, caso o investidor precise resgatar antes do vencimento, o próprio Tesouro o compra, sem precisar se preocupar com a liquidez.

Dolle pontua que vender títulos antes do vencimento deixa o investidor sujeito às condições de mercado daquele momento.

“Ou seja, seu título pode estar valendo menos do que o esperado a depender do que estiver ocorrendo no mercado. Por isso, sempre se atente ao cenário e busque sempre comprar títulos com vencimentos próximos a quando você precisará do dinheiro”, explica.