quarta, 24 de abril de 2024
Expert XP 2021

Técnico Pep Guardiola critica mercado financeiro e defende maior distribuição de renda

Em evento, espanhol falou sobre investimentos, futebol e a mentalidade de campeão no esporte e na vida

25 agosto 2021 - 16h00Por Redação SpaceMoney
Pep GuardiolaPep Guardiola - Crédito: Carl Regine

Considerado uma das principais atrações do Expert XP 2021, o ex-jogador e atual técnico do Manchester City, Pep Guardiola, fez críticas ao mercado financeiro e à desigualdade social nesta quarta-feira (25) durante o evento anual da empresa.

Com 31 títulos conquistados em 13 anos de carreira, o espanhol falou sobre ensinamentos que fizeram dele o líder de times vencedores nas principais ligas de futebol do mundo.

Ao ser questionado sobre investimentos no mercado financeiro pelo Head de Investment Banking da XP Investimentos, Pedro Mesquista, o técnico respondeu que só se interessa em dinheiro conquistado com suor e esforço de seu trabalho, e não em ganhar "dormindo".

Além disso, Guardiola também defendeu uma maior distribuição de renda, o que diminuiria a desigualdade social, na sua opinião.

“Essa riqueza tão grande em muitos países, especialmente na Europa, Ásia e alguns outros continentes, precisa ser levada para o mundo todo. Metade do mundo morre de colesterol enquanto a outra metade morre de fome. Tudo isso depende da gente, novas ideias, novas tecnologias. É preciso ajudar os mais necessitados”, ressaltou o treinador..

Apesar de seu posicionamento, Guardiola comanda um dos clubes mais ricos do futebol mundial. Para se ter uma noção desse poderio financeiro, o Manchester City investiu cerca de 390 milhões de euros (R$ 2,6 bilhões) a mais que o PSG, outro time classificado como potência econômica, na contratação de jogadores nas últimas dez temporadas.

Por conta das cifras astronômicas, o clube inglês chegou a ser banido por duas temporadas da Champions League, principal competição do continente, por desrespeito às regras do Fair Play Financeiro ao gastar mais do que arrecada. No entanto, a sanção acabou sendo anulada pela Corte Arbitral do Esporte (CAS), a instância máxima da Justiça Desportiva.