sexta, 19 de abril de 2024
Troca de farpas

TC (TRAD3): CEO acusa Empiricus pela produção de vídeo difamatório à empresa

Pedro Albuquerque aponta envolvimento de dois diretores da empresa concorrente

27 julho 2022 - 08h36Por Redação SpaceMoney
TCTC - Crédito: Shutterstock

Em coletiva de imprensa, Pedro Albuquerque, CEO da TC (Traders Club)(TRAD3) acusou Caio Mesquita e Felipe Miranda, diretores da Empiricus Research Publicações S.A., como idealizadores de um vídeo difamatório e calunioso à empresa que circulou nas redes sociais e em aplicativos de mensagens no dia 28 de junho.

Ele apresentou o conteúdo de e-mails anônimos recebidos pelo Departamento de Relações com Investidores, que apresentam indícios de eventual envolvimento dos diretores concorrentes.

Segundo a Folha de S.Paulo, Albuquerque acusa a empresa de manipulação de mercado e afirma que o vídeo foi produzido para a efetivação de uma operação milionária vendida com as ações da TC, em parceria com a Vitreo. 

Na peça, uma mulher com o rosto pintado de palhaço diz que o TC tem sido investigado por diversas irregularidades, que vão desde manipular resultados, se aproveitar de informações privilegiadas, praticar front running - termo utilizado pelo mercado para quando influenciadores compartilham sua escolha de ativos com seus seguidores, e faz com que eles fiquem tentados a comprar os ativos compartilhados, o que resulta em uma alavancagem nos papéis devido ao efeito manada - e cita, ainda, casos de assédio dentro da própria companhia.

Na ocasião, a empresa foi acusada de suposta manipulação de cotação de ações em apuração conduzida pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e BSM, revelou com exclusividade o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Por fim, Albuquerque informou que a assessoria jurídica do TC analisa o material e afirmou que a companhia colabora com as autoridades competentes para que sejam realizadas as diligências cabíveis e, se comprovadas as denúncias, para que os indivíduos envolvidos sejam responsabilizados.

Em nota, a Empiricus negou “veementemente” as acusações feitas pelo Traders Club e disse que está tomando as providências cabíveis; o BTG Pactual, que comprou a Empiricus no ano passado, não quis comentar o caso

As informações são de Bom Dia MercadoFolha de S.Paulo, InfoMoney e Monitor do Mercado.