sábado, 20 de abril de 2024
Análise da XP

Supermercados devem sair fortalecidos da pandemia

18 janeiro 2021 - 11h41Por Investing.com

Por Ana Carolina Siedschlag, da Investing.com - A XP Investimentos retomou a cobertura de supermercados com recomendações de Compra para o GPA (SA:PCAR3) e o Grupo Mateus e Neutra para o Carrefour (SA:CRFB3) Brasil, acima do consenso de mercado, por ver o setor estruturalmente melhor após a pandemia no país.

Segundo os analistas, em relatório deste domingo (17), o maior consumo em casa no “novo normal”, impulsionado por políticas flexíveis de home office e novos hábitos de consumo, veio para ficar e representa maior procura de produtos para as famílias.

A corretora destaca que as ações das empresas não refletiram os resultados fortes entregues ao longo de 2020 e estariam negociando abaixo dos níveis do primeiro semestre de 2019. Os analistas apontam descontos de 40% em comparação a empresas internacionais e abaixo dos níveis históricos.

Pontos de atenção

Dentre os pontos positivos para os papéis, os analistas citam os bons resultados do curto prazo puxado pelo atacarejo, com a reabertura de bares, restaurantes e escolas à medida que a vacinação contra a Covid-19 avance no país.

Também, a inflação, que impulsionou o preço dos alimentos, fez com que as lojas oferecessem mais produtos de marca própria, a preços mais baixos, o que parece ter consolidado a troca de algumas preferências dos consumidores. Eles também citam a oferta de produtos orgânicos e alternativas mais saudáveis, com preços atrativos.

A corretora diz ainda ver espaço para consolidação no setor, uma vez que as 10 maiores empresas detêm cerca de 40% do mercado, em comparação com os EUA em 55%, além de maior penetração digital.

Já entre os riscos, o relatório cita o fim do auxílio emergencial e preocupações com o segmento não-alimentar, apesar de representar apenas de 5% a 7% das vendas consolidadas das empresas.