sexta, 19 de abril de 2024
Varejo

Shein: gigante chinesa de fast fashion chega ao Brasil

Marca inaugura sua primeira pop-up do Brasil em shopping do Rio de Janeiro; analistas avaliam impacto no varejo

18 março 2022 - 10h40Por Redação Spacemoney

A inauguração da primeira pop-up store da Shein no Brasil, no shopping Village Mall, Rio de Janeiro acontece nesta sexta-feira (18), de forma restrita a convidados e influenciadores. A gigante chinesa de roupas e acessórios abrirá oficialmente suas portas para o público a partir de sábado (19) e funcionará durante 3 meses com várias ações promocionais no período.

Fundada em 2012 com a filosofia de que “todos podem desfrutar da beleza da moda”, a Shein é hoje uma potência do varejo e e-commerce de moda do mundo, enviando mercadorias para mais de 150 países.

Impacto

No mês passado, A XP produziu um relatório apontando o impacto da chegada da Shein no mercado brasileiro.

O documento avaliava o movimento como negativo para as varejistas brasileiras focadas em média e baixa renda, uma vez que deve aumentar o ambiente competitivo do setor.

Para os analistas, são os principais atrativos da Shein:

- a velocidade e atualidade dos itens de moda;

- seu vasto sortimento

- posicionamento de preço bastante competitivo.

O prazo de entrega, a falta de multicanalidade e o processo de logística reversa como obstáculos para a escala do marketplace, segundo a XP, mas a estrutura local (seja com mais CDs, possíveis lojas/pop-ups e/ou fornecimento local) pode melhorar esses pontos.

Nesse sentido, a XP vê as varejistas focadas em baixa renda como as mais expostas ao risco da concorrência. Entretanto, players de média renda também podem ter algum impacto, ponderaram os analistas.