quinta, 28 de março de 2024
Análise

S&P 500 tem rendimentos no nível mais negativo desde anos 50, diz Morgan Stanley

"Em nossa opinião, o S&P 500 pode cair para pelo menos 3.800 e possivelmente tão baixo quanto 3.460, onde fica a média móvel de 200 semanas", disse estrategista do Morgan Stanley

02 maio 2022 - 17h16Por Investing.com

Publicado no Investing.com Alemanha

Por Investing.com - O estrategista de ações do Morgan Stanley (SA:MSBR34) (SA:MSBR34), Michael Wilson, que previu corretamente a queda recente do mercado de ações, aponta para os pontos de dados negativos crescentes em nota.

Estes geralmente seguem os preços das ações, que sinalizam notícias negativas há vários meses. Wilson também aponta para o rendimento real dos lucros do S&P 500 (NYSE:SPY), que está em seu pior nível desde a década de 1950, dada a alta taxa de inflação atual.

Como exemplo de como o mercado de ações tende a antecipar as notícias, Wilson aponta para a mudança agressiva de rumo do Federal Reserve dos EUA em janeiro, que já se refletiu em uma liquidação de ações de alta classificação em novembro e dezembro.

Ele acha que os investidores estão começando a perceber que o primeiro trimestre poderia ter sido o último bom trimestre por muito tempo. "Custos mais altos e maiores riscos de recessão pesam sobre o crescimento futuro."

Quanto ao rendimento negativo do lucro real, Wilson diz que, com a inflação em alta, as ações não oferecem mais a proteção contra a inflação na qual muitos investidores confiam. Os retornos reais dos lucros normalmente levam os retornos reais das ações em cerca de seis meses ano a ano.

"Isso sugere um potencial negativo significativo no nível do índice, uma vez que os participantes do mercado percebam isso", comentou. "Em nossa opinião, o S&P 500 pode cair para pelo menos 3.800 e possivelmente tão baixo quanto 3.460, onde fica a média móvel de 200 semanas, no curto prazo deve-se esperar uma queda de EPS de 12 meses devido à margem e/ou preocupações de recessão. começando a diminuir."

Wilson continua acreditando que as estimativas de lucros para os próximos 12 meses são muito altas e que há mais sinais de desaceleração do crescimento do que a maioria dos participantes do mercado acredita. Como melhor exemplo disso, o estrategista apontou o que o CEO da Amazon (SA:AMZO34) (NASDAQ:AMZN), Andy Jassy, disse na teleconferência de resultados da semana passada:

"Hoje [...] nossas equipes estão totalmente focadas em melhorar a produtividade e a eficiência de custos em toda a nossa rede de atendimento [...] Isso levará tempo, especialmente porque lidamos com a inflação contínua e as pressões da cadeia de suprimentos".

No curto prazo, Wilson vê a meta mínima para o S&P 500 em 3800 (-8%). No entanto, o suporte técnico real só pode ser encontrado na média móvel de 200 semanas em 3460, que é -16% abaixo do nível atual do índice. No entanto, rallys de mercado em baixa de curto prazo são sempre possíveis, de acordo com Wilson. O mercado está tão vendido no momento que qualquer boa notícia pode levar a uma forte reversão, disse ele.