quinta, 25 de abril de 2024
Mercado internacional

SEC quer opinião pública sobre práticas de engajamento digital de empresas

O órgão que regula o mercado de capitais norte-americano também buscará informação sobre como usar a tecnologia para desenvolver e passar conselhos de investimento

27 agosto 2021 - 16h42Por Reuters

Por Katanga Johnson e Chris Prentice, da Reuters - A Securities and Exchange Commission (SEC) abriu nesta sexta-feira consulta pública sobre as chamadas práticas digitais de engajamento de consumidores (DEPs) utilizadas por corretores e assessores, em meio a uma preocupação crescente de investidores sobre práticas utilizadas por empresas financeiras com análises preditivas, diferenciais de marketing e prompts comportamentais projetados para otimizar o engajamento do consumidor.

O órgão que regula o mercado de capitais norte-americano também buscará informação sobre como usar a tecnologia para desenvolver e passar conselhos de investimento.

A consulta da SEC, que foi inicialmente reportada pela Reuters na terça-feira, ajudará a agência a considerar se essas práticas devem ser governadas por regras já existentes ou se outras seriam necessárias, afirmou o presidente da agência Gary Gensler.

"Embora novas tecnologias possam nos dar um acesso maior e mais escolhas de produtos, elas também levantam questões se nós, como investidores, estamos adequadamente protegidos quando investimos e recebemos conselhos financeiros", acrescentou Gensler na sexta-feira.

"Em muitos casos, esses recursos podem encorajar investidores a negociar com mais frequência, investir em diferentes produtos, ou mudar estratégias de investimento."

A SEC está buscando detalhes sobre o uso de listas como DEPs, incluindo ferramentas de redes sociais; jogos, streaks e outras promoções com prêmios; pontos, insígnias, tabelas de classificação e também comemorações por negociações, e sinalizações visuais; ideias apresentadas na colocação dos pedidos e outras listas e recursos selecionados.

A consulta, que deve ficar aberta por 30 dias após a sua publicação no registro federal, pode ter grandes ramificações para corretoras de varejo, gestores de patrimônio e consultores robóticos, que cada vez mais usam essas ferramentas para levar consumidores a produtos de maior receita.

O regulador afirmou que busca desenvolver uma compreensão melhor sobre práticas de mercado relacionadas ao uso de DEPs por empresa e as ferramentas e métodos analíticos e tecnológicos associados.

Também espera aprender quais conflitos de interesse podem surgir de certas "práticas de otimização" e se as DEPs estão fazendo recomendações ou oferecendo conselhos de investimentos a investidores dos EUA. Além disso, a consulta busca fornecer um fórum para que a indústria e investidores compartilhem suas perspectivas sobre o uso de DEPs e ferramentas e métodos relacionados.

Tags: EUA, sec