sexta, 29 de março de 2024
Criptomoedas

SEC está investigando colapso da stablecoin TerraUSD, afirma a Bloomberg

Segundo fonte da Bloomberg, a SEC está examinando se a Terraform Labs, a empresa por trás da UST, violou a regulamentação para títulos e produtos de investimento

09 junho 2022 - 18h05Por Investing.com

Por Sam Boughedda, da Investing.com - De acordo com uma publicação da Bloomberg nesta quinta-feira (9), a Securities and Exchange Commission (SEC) está investigando se, antes do colapso, o marketing da stablecoin TerraUSD infringiu normas federais de proteção aos investidores.

Citando uma pessoa familiarizada com a matéria, a Bloomberg explicou que a SEC está examinando se a Terraform Labs, a empresa por trás da UST, violou a regulamentação para títulos e produtos de investimento.

A UST estava atrelada ao dólar e deveria preservar paridade com a divisa através de um algoritmo e de operações em Luna, um token relacionado.

Alcance seus objetivos financeiros. Abra a sua conta agora na Tomorrow Investimentos!

No entanto, a UST colapsou em maio. Na sequência da implosão, a Secretária do Tesouro, Janet Yellen, disse que isso "ilustra que este é um produto em rápida expansão, e que há riscos para a estabilidade financeira, e precisamos de um arcabouço adequado", acrescentando mais tarde que uma legislação abordando a regulamentação dos mercados criptos seria "adequada" este ano.

A Terraform e o seu diretor executivo, Do Kwon, vêm enfrentando uma análise minuciosa, e a investigação da SEC só vai aumentar a pressão. No entanto, a Bloomberg ressaltou que nem a Terraform nem Kwon foram acusados de qualquer transgressão relacionada com a UST.

Num comunicado dirigido à Bloomberg, Kwon disse não estar "ciente de nenhuma investigação da SEC sobre a TerraUSD neste momento - não recebemos nenhuma comunicação neste sentido por parte da SEC e não temos conhecimento de nenhuma nova investigação fora a que envolve o Mirror Protocol".

O Mirror Protocol está sob investigação da SEC em função da suspeita de que a Terraform e Kwon venderam títulos não registrados por meio do Protocolo, que permite aos usuários negociar tokens criptos representando ações populares como Apple (NASDAQ:AAPL) e Amazon (NASDAQ:AMZN).