terça, 23 de abril de 2024
Crise entre os poderes

Rodrigo Pacheco rejeita pedido de impeachment de Bolsonaro contra Alexandre de Moraes

Decisão foi anunciada nesta quarta-feira

26 agosto 2021 - 07h47Por Redação SpaceMoney
Rodrigo Pacheco concede entrevistaRodrigo Pacheco concede entrevista - Crédito: Senado Federal

Nesta quarta-feira (26), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), rejeitou o pedido de impeachment feito pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

“Há um rol taxativo de hipóteses que admitem impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal. Vigora no Brasil o princípio da legalidade. O fato tem que ter uma previsão legal para que se configure justa causa. Para que se ande um processo dessa natureza, é preciso haver a adequação do fato à lei federal, no caso a Lei 1.079”, argumentou Pacheco na entrevista coletiva.

“Nenhum dos fatos teve adequação legal, de modo que o parecer da Advocacia Geral do Senado é nesse sentido, de que carece ao pedido a chamada justa causa”, completou.

Segundo o parlamentar, a rejeição do pedido de impeachment de Alexandre de Moraes “é fundamental para a democracia e a separação de Poderes e a necessidade de que esta independência de cada um dos Poderes seja garantida e que haja convivência mais harmoniosa possível”.

O pedido de impeachment foi protocolado no Senado dia 20 de agosto. O presidente da República havia anunciado em suas redes sociais, que apresentaria um pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes e contra outro integrante do STF, o ministro Luís Roberto Barroso, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

*Com informações da Agência Brasil