sexta, 19 de abril de 2024
Eleições 2022

Quaest: Lula segue na liderança, entre 46% e 48% em 4 cenários, seguido por Bolsonaro, Moro e Ciro

O presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece em segundo lugar isolado, mas perde para todos os adversários nas simulações de segundo turno

08 dezembro 2021 - 09h42Por Redação SpaceMoney

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua na liderança de todos os cenários testados em intenções de voto para a Presidência da República nas eleições de 2022, segundo nova pesquisa da Quaest, encomendada pela Genial Investimentos.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece em segundo lugar isolado, mas perde para todos os adversários nas simulações de segundo turno.

Nos quatro cenários testados, Lula mantém a liderança entre 46%, seu pior desempenho, e 48%. Bolsonaro mantém a segunda posição entre 23% e 27%. Ambos pontuam melhor quando o ex-juiz e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro (Podemos), não aparece como opção aos entrevistados.

O nome de Moro varia entre 10% e 11% nos dois cenários onde constou.

O ex-ministro da Integração Nacional e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), varia entre 5% e 8% das intenções de voto. O pedetista apresenta seu melhor desempenho no cenário em que Sérgio Moro, Felipe D'Ávila (Novo) e João Dória (PSDB) não são sugeridos.

O governador de São Paulo, João Dória, pontua 5%, seu melhor desempenho, no cenário IV, sem Sérgio Moro e sem Felipe D'Ávila (Novo). Dória pontua apenas 2% no cenário II, em que foi testado junto a todos os adversários.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também foi mencionado na pesquisa, e pontuou 2% em seu melhor desempenho no cenário III, sem João Dória, Sérgio Moro e Felipe D'Ávila.

Nas simulações de segundo turno, Lula também vence em todos os cenários:

55% dos votos contra 31% de Jair Bolsonaro;

53% contra 29% de Sergio Moro;

54% contra 21% de Ciro Gomes;

57% contra 14% de João Doria;

58% contra 13% de Rodrigo Pacheco.

 

Bolsonaro seria derrotado nos cenários levantados pela pesquisa:

31% das intenções de voto contra 34% de Sergio Moro;

34%, contra 39% de Ciro Gomes.