quarta, 24 de abril de 2024
Indicador Econômico

Produção industrial no Brasil cai 1,3% em julho e fica abaixo do patamar pré-pandemia, diz IBGE

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a produção subiu 1,2%

02 setembro 2021 - 09h22Por Redação SpaceMoney
 - Crédito: Arquivo/Agência Brasil

A produção industrial brasileira registrou queda de 1,3% em julho na comparação com o mês anterior. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (2).

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a produção subiu 1,2%. As expectativas em pesquisa da Reuters com economistas eram de queda de 0,5% na variação mensal e de alta de 1,8% na base anual.

O recuo de julho alcançou duas das quatro grandes categorias econômicas e dezenove dos vinte e seis ramos pesquisados.

“Em linhas gerais, o comportamento de julho não difere muito do que a gente vem observando ao longo desse ano, já que dos sete meses, em cinco houve queda”, explica André Macedo, gerente da pesquisa.

De acordo com Macedo, esse resultado permanece ligado aos efeitos da pandemia da Covid-19.

“No início do ano, houve fechamento e restrições sanitárias maiores em determinadas localidades, que afetaram o processo de produção. Com o avanço da vacinação e a flexibilização das restrições, a produção industrial agora sente os efeitos do encarecimento do custo e do desarranjo de toda cadeia produtiva”, observa, lembrando que em janeiro de 2021, a produção industrial chegou a estar 3,5% acima do patamar pré-pandemia.

Com informações de Agência IBGE de Notícias e Reuters.