sexta, 19 de abril de 2024
O que influencia o dia

Privatização da Petrobras (PETR4), embargo ao petróleo russo e China: veja as notícias de hoje (31)

Fique por dentro dos cinco principais assuntos que movimentarão os mercados em todo o mundo nesta terça-feira

31 maio 2022 - 08h28Por Investing.com
 - Crédito: Arquivo/Agência Brasil

Por Geoffrey Smith e Ana Beatriz Bartolo, da Investing.com - Os preços do petróleo voltam a subir quando a União Europeia finalmente conclui seus planos de proibir as importações da Rússia.

A inflação da zona do euro, por sua vez, acelerou em maio para atingir um novo recorde de 8,1%.

O presidente Joe Biden deve se reunir com o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, enquanto Nelson Peltz encontrou um assento no conselho de outra empresa de produtos básicos de consumo.

A economia da China parece pronta para sair de seu mergulho induzido pelo COVID, à medida que os bloqueios são suspensos em Xangai.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) volta a fazer críticas contra a Petrobras (SA:PETR4). 

Aqui está o que você precisa saber nos mercados financeiros na terça-feira, 31 de maio:

1. UE finalmente concorda embargo petrolífero russo

Os preços do petróleo bruto subiram depois que a União Europeia finalmente concordou com um sexto pacote de sanções sobre as importações de petróleo bruto russo e produtos refinados a partir do final do ano.

Os chefes de governo dos 27 estados membros da UE fizeram uma concessão importante de que as importações via gasodutos serão isentas do embargo, aliviando as preocupações da Hungria, República Tcheca e Eslováquia. Autoridades da UE estimaram que a proibição em sua forma revisada reduzirá as importações de petróleo russo em mais de 90% em relação aos níveis anteriores à guerra.

Às 08h08, os futuros de petróleo nos EUA subiam 1,12%, a US$ 118,49 o barril, enquanto os de Brent avançavam 1,227%, a US$ 119,09.

2. Biden discutirá inflação com Powell

O presidente dos EUA, Joe Biden, se reunirá com o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, nesta terça-feira para discutir como reduzir a inflação, que atingiu uma alta de 40 anos em março e caiu apenas marginalmente em abril.

Biden escreveu um editorial para o The Wall Street Journal, publicado na segunda-feira, no qual reiterou que combater a inflação era “nosso principal desafio econômico no momento” e a “responsabilidade principal” do Fed. Ele prometeu não interferir em suas decisões.

Os democratas de Biden precisam desesperadamente reduzir a inflação nos próximos seis meses para neutralizar seu impacto nas eleições de meio de mandato, nas quais correm o risco de perder o controle de ambas as câmaras do legislativo.

Já do outro lado do Atlântico, a inflação na zona do euro atingiu 8,1%, uma {{notícia-2831848||nova alta}} para o regime de moeda única de 23 anos. Prices subiu 0,8% no mês, bem acima das estimativas, com energia e alimentos apresentando aumentos particularmente grandes.

Os dados divulgados anteriormente mostraram uma imagem mista, com o PIB francês do primeiro trimestre sendo revisado para baixo para mostrar uma queda de 0,2% em relação aos três meses anteriores e {{ecl-179||dados italianos} } sendo revisado para cima fracionalmente. Os dados mais oportunos foram principalmente negativos: os gastos do consumidor franceses caíram em abril em termos reais, enquanto o total de desemprego ajustado sazonalmente da Alemanha caiu menos do que o esperado.

O euro havia subido para seu maior nível em mais de um mês na segunda-feira, com os dados alemães de inflação brevemente revivendo a especulação de um aumento de 50 pontos base nas taxas do BCE em julho. No entanto, os presidentes dos bancos centrais da França e da Itália se opuseram à ideia novamente na terça-feira.

3. Possível privatização da Petrobras?

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a fazer críticas à Petrobras e disse que a empresa “quer mais é arrancar dinheiro do povo” ao comentar sobre a política de preços da estatal. Bolsonaro também assumiu que existe o risco do país ficar sem o abastecimento de diesel caso não seja possível importar o produto, uma vez que o Brasil não faz o refino do óleo.

Ainda sobre a Petrobras, o Ministério de Minas e Energias (MME) formalizou nesta segunda-feira, 30, o pedido de inclusão da estatal no Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), o que seria uma etapa inicial em um eventual processo de privatização da empresa. A ideia é fazer estudos sobre a viabilidade da desestatização da companhia como uma forma de atrair investimentos para o mercado brasileiro.

Bolsonaro afirmou que a privatização da Petrobras seria um processo complicado e que demoraria quatro anos para ser concluída. O presidente também criticou a empresa por ser um monopólio e disse ela “abusa do mercado livre”. Por fim, Bolsonaro afirmou que a mudança na presidência da companhia seria para revelar a “caixa preta” da Petrobras e expor seus números à opinião pública.

Às 08h12, o ETF EWZ caía 1,74% no pré-mercado americano. 

4. Ações dos EUA devem abrir em baixa com as notícias da proibição do petróleo da UE

As ações dos EUA devem reabrir após o fim de semana prolongado em uma nota pessimista, já que o embargo de petróleo russo da UE ameaça apertar os preços da energia e a inflação por mais tempo, adiando o dia em que o Federal Reserve pode se dar ao luxo de facilitar o aperto monetário.

O governador do Fed, Chris Waller, um falcão da inflação, repetiu na segunda-feira que vê aumentos de 50 pontos base cada para “{{notícias-2831632||várias reuniões}}” até que haja uma redução “substancial” na inflação.

Às 08h14, os futuros da Nasdaq 100 operavam com queda de 0,01%, enquanto os da S&P 500 e da Dow Jones recuavam 0,36% e 0,39%, respectivamente. Os rendimentos dos títulos do Tesouro de referência subiram entre 5 e 8 pontos base em todo o espectro de vencimentos.

As ações que provavelmente estarão em foco mais tarde incluem a Unilever , com sede no Reino Unido (LON:ULVR) (NYSE:UL), cujas ações em Londres subiram mais de 7% depois que o grupo de bens de consumo básico se curvou para pressão dos acionistas e nomeou Nelson Peltz, da Trian, para seu conselho como diretor não executivo. Fique de olho também na AMC Entertainment (NYSE:AMC), cujo negócio principal de cinemas foi impulsionado pelo forte fim de semana de estreia de Top Gun: Maverick.

No calendário de dados, há dados sobre preços de casas, bem como o Chicago PMI para maio e o índice de confiança do consumidor do Conference Board do Conference Board.

5. Economia chinesa sai do mergulho Covid

As ações chinesas subiram e o yuan subiu quando a contagem oficial de casos Covid-19 do país caiu abaixo de 100 pela primeira vez em meses, reforçando as esperanças de uma rápida reabertura dos principais centros econômicos, como Xangai e Pequim.

Os índices oficiais de gerentes de compras de manufatura e serviços do país também mostraram recuperação clara em maio, após despencar em março e abril devido a bloqueios que afetaram mais de 400 milhões de pessoas em um ponto, segundo estimativas do setor privado.

O composite PMI subiu para 48,4 de 42,7 em abril. Isso ainda está abaixo do nível 50 que normalmente significa crescimento, mas a notícia foi suficiente para elevar os índices de ações de referência em até 1,9%, enquanto o yuan offshore subiu 0,1% para 6,6695 em relação ao dólar.