quinta, 28 de março de 2024
Quantidade máxima

Postos da Argentina limitam gasolina para brasileiros que cruzam a fronteira

Medida foi tomada por conta da alta procura e de casos de desabastecimentos

05 novembro 2021 - 08h26Por Redação SpaceMoney

Os postos de combustíveis em Porto Iguaçu, na Argentina, passaram a limitar a quantidade de abastecimento nas bombas para estrangeiros. A medida, que foi adotada nesta quarta-feira (4), foi tomada por conta do número elevado de brasileiros que estavam cruzando a fronteira para conseguir abastecer por um preço mais barato.

Com o preço do combustível sendo ofertado pela metade do preço na Argentina, alguns postos chegaram a ficar desabastecidos devido à alta procura de brasileiros e paraguaios. Por conta disso, o país estabeleceu a cota de 15 litros de combustível para veículos estrangeiros que abastecem em Porto Iguaçu, cidade com pouco mais de 80 mil habitantes.

Além do limite de combustível por estrangeiro, os postos têm feito filas exclusivas para moradores, buscando organizar da melhor forma possível o atendimento. Em alguns postos da Argentina, o litro da gasolina super, correspondente à aditivada no Brasil, é encontrada em média por R$ 3,20.

Para cruzar a fronteira, a espera nas filas do posto e da aduana chega a passar de quatro horas, mas, apesar disso, os brasileiros ainda preferem esperar para conseguir comprar o combustível mais barato.

No Brasil, a gasolina acumula alta de 73,4% em 2021, apresentando 11 aumentos consecutivos desde janeiro.