sábado, 20 de abril de 2024
Economia em recuperação

PIB da China salta 18,3% no primeiro trimestre, mas ritmo de crescimento ainda indica desaceleração

Esse foi o melhor resultado para o PIB desde o início dos registros trimestrais, em 1992

16 abril 2021 - 11h43Por Redação SpaceMoney

O PIB (Produto Interno Bruto) da China cresceu 18,3% no primeiro trimestre de 2021, em relação ao mesmo período do ano anterior. O número recorde é uma consequência da base de comparação fortemente afetada pela desaceleração econômica na pandemia de Covid-19.

Entre janeiro e março de 2020 a economia chinesa caiu 6,8%. O período corresponde ao agravamento dos casos da doença, detectada inicialmente em Wuhan, a cidade mais populosa da região central do país, que mais tarde viriam a ter alcance global.

Segundo os especialistas consultados pela Reuters, a previsão era de que o indicador tivesse um avanço ainda maior, de 19%, para o período. Mesmo assim, esse foi o melhor resultado para o PIB desde o início dos registros trimestrais, em 1992.

Além dele, outros indicadores também demonstram a recuperação do país. As vendas no varejo, por exemplo, saltaram 34,2% em março, na comparação anual, e superaram tanto as expectativas de 28%, quanto a disparada de 33,8% registrada em janeiro e fevereiro.

Já a produção industrial desacelerou em relação à alta de 35,1% observada nos dois primeiros meses do ano e cresceu 14,1% em março. O número também ficou abaixo dos 17,2% estimado pelos economistas.

 Com informações da CNN Brasil