quinta, 25 de abril de 2024
Privatização

Petrobras (PETR3;PETR4): decisão do PPI é um passo em uma longa e árdua estrada, diz Itaú BBA

Tecnicamente, a inclusão oficial da Petrobras na carteira do PPI e o início do período de estudo exige uma mudança na legislação

03 junho 2022 - 13h27Por Investing.com

Por Ana Beatriz Bartolo, da Investing.com - As ações da Petrobras (SA:PETR4) operam em alta nesta manhã, após o conselho do Programa de Parceria de Investimentos (PPI) aprovar a inclusão da empresa na carteira do programa, para iniciar os estudos sobre a viabilidade da sua privatização. Para o Itaú BBA, a notícia não tem efeito prático em um primeiro momento e ainda há muito chão pela frente nessa história.

Às 13h23, as ações ordinárias da Petrobras subiam 0,82%, a R$ 33,19, e as preferenciais avançavam 0,07%, a R$ 29,78.

Tecnicamente, a inclusão oficial da Petrobras na carteira do PPI e o início do período de estudo exige uma mudança na legislação. Somente após um decreto do presidente Jair Bolsonaro alterando as regras vigentes e incluindo a empresa no Plano Nacional de Desestatização, o PPI poderá iniciar oficialmente os estudos para uma potencial privatização.

Alcance seus objetivos financeiros. Abra a sua conta agora na Tomorrow Investimentos!

O Itaú BBA se mantém neutro sobre anúncio feito pelo conselho do PPI. “Apesar de ser o primeiro passo no caminho de desbloqueio de valor para a empresa, não esperamos que o mercado atribua alta probabilidade a esse cenário por enquanto”, diz o banco em comunicado aos seus clientes ao explicar que o processo é logo até a privatização da Petrobras realmente ganhar forma.

“À luz de experiências recentes com outras empresas e considerando a alta sensibilidade política da Petrobras, prevemos um longo e árduo caminho de construção de apoio político e social para uma eventual aprovação pelo Congresso”, diz o Itaú BBA.