quinta, 28 de março de 2024
Mercado brasileiro

Pesquisa aponta que 86% dos empresários brasileiros estão otimistas com o mercado de M&A

Entre os que planejam fechar alguma operação, 66% têm interesse no setor de tecnologia; seguido pelos setores de e-commerce (5,7%) e logística (5,7%)

01 setembro 2021 - 11h06Por Redação SpaceMoney

Devido aos desafios do cenário econômico atual, as operações de fusão e aquisição (M&A) são vistas como promissoras por 86% dos empreendedores e executivos de alto escalão de empresas brasileiras, sendo que 50,5% pretendem realizar alguma transação nos próximos 12 meses.

Os dados foram revelados pela "Pesquisa ABES/BR Angels/Solstic Advisors: percepções sobre fusões e aquisições no atual cenário do mercado brasileiro.

O estudo, realizado em julho de 2021 com a participação de 105 executivos de alto escalão, revelou que os setores que mais devem anunciar operações de M&A nos próximos meses são tecnologia (66%), e-commerce (5,7%) e logística (5,7%).

Para Orlando Cinta, fundador e CEO do BR Angels, as startups têm muito a ganhar com o aumento das operações de M&A no país. "Nosso levantamento mostra uma aceleração do M&A após a pandemia, o que traz um cenário promissor especialmente às startups e negócios que tragam soluções inovadoras e complementares em diversos mercados", declarou.

Avanço do Corporate Venture

Entre os executivos entrevistados, 13,3% afirmaram ter participado de operações de M&A nos últimos dois anos. Destes, 50% realizaram transações no mercado de TI, enquanto 14,3% escolheram o varejo e outros 14,3% o setor financeiro.

De acordo com o estudo, os esforços voltados a fusões e aquisições devem ganhar destaque ao longo dos próximos 24 meses. Para isso, 23,8% dos entrevistados pretendem implementar um programa de Corporate Venture para investir ou adquirir negócios externos iniciantes.

 

*Com informações de FirstCom Comunicação