quinta, 28 de março de 2024
Novas regras

Para Febraban, novas regras do BC para IPs são necessárias

Nesta sexta-feira (11), o Banco Central anunciou o que chamou de aprimoramento das regras de funcionamento para instituições de pagamento

11 março 2022 - 17h45Por Redação Spacemoney
FebrabanFebraban - Crédito: Divulgação

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) disse que as novas regras do Banco Central para instituições de pagamento (IPs) são mudanças necessárias. Conforme a a entidade, as mudanças estão sendo implementadas de forma gradual, respeitando a segmentação e o tipo de risco trazido por estas instituições.

Nesta sexta-feira (11), o Banco Central anunciou o que chamou de aprimoramento das regras de funcionamento para instituições de pagamento. Na prática, as mudanças ampliam as exigências aplicadas às fintechs que se desenvolveram no país ao prever normas mais duras para as empresas de maior porte nesse segmento.

“O crescimento das IPs e a sua relevância para o setor bancário e financeiro tornaram absolutamente imprescindível esta modernização e atualização do seu marco legal. A nova regulamentação busca o difícil equilíbrio entre uma normatização efetiva, que contribua para a redução do risco do setor e que, ao mesmo tempo, seja simétrica, evitando arbitragens regulatórias e que preserve os incentivos à inovação e à competição no setor financeiro”, pontuou o presidente da Febraban, Isaac Sidney, em nota.

De acordo com a entidade, dada a extensão do material, porém, as novas regras ainda necessitam de aprofundamento de análise e impactos, mas já é possível uma avaliação preliminar. A Febraban aponta que o BC deu um passo na direção correta e que as normas prudenciais configuram um importante e novo marco.