sábado, 20 de abril de 2024
Atendimento energético

ONS cita "esgotamento de praticamente todos os recursos" energéticos em novembro

O órgão realizou uma reavaliação das condições de atendimento eletroenergético do SIN, a pedido do Ministério de Minas e Energia

23 julho 2021 - 13h30Por Redação SpaceMoney

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) emitiu uma nota técnica ontem (22) em que realiza uma reavaliação das condições de atendimento eletroenergético do SIN (Sistema Interligado Nacional), a pedido do Ministério de Minas e Energia. No documento, o orgão diz vê um "esgotamento de praticamente todos os recursos" energéticos no mês de novembro.

"Com relação ao atendimento aos requisitos de potência, observam-se sobras bastante reduzidas no mês de outubro, com o esgotamento de praticamente todos os recursos no mês de novembro", disse a entidade na nota.

A revisão, segundo o ONS, incorpora ainda as flexibilizações de restrições hidráulicas já autorizadas e considera o aumento do PIB para 4,5% ao ano, ante os 3% ao ano que, até então, era usado como parâmetro.

Dois cenários

O ONS também apresentou dois possíveis cenários para o atendimento de energia até novembro. O órgão destaca, porém, que em ambos os casos não há risco de desabastecimento elétrico, "mesmo diante das piores sequências hidrológicas de todo o histórico de vazões dos últimos 91 anos".

Na primeira simulação, a previsão de acionamento do parque termelétrico é mais conservadora, não sendo consideradas no planejamento todas as unidades indisponíveis – por motivos diversos como manutenção, falta de combustível ou litígio. Nesta hipótese, há também flexibilização dos limites de transmissão, novos pedidos de flexibilização para as bacias de algumas usinas hidrelétricas e a maximização do despacho térmico fora da ordem de mérito. 

Já no segundo cenário, haveria uma maior participação das térmicas, considerando também a importação de energia dos países vizinhos e o despacho térmico fora da ordem de mérito. Além disso, não haveria alterações nas flexibilizações já em vigor e, também, não estão contempladas mudanças nos limites de transmissão definidos conforme procedimentos de rede. 

O operador também informou que o "está acompanhando os desdobramentos das ações já em curso e atuando dentro de suas atribuições para aumentar a oferta das fontes de energia e garantir que não haja a suspensão do suprimento elétrico".