sexta, 19 de abril de 2024
Retomada

O que os empreendedores do setor gastronômico podem fazer no pós-pandemia?

Fortes tendências apontam para aprimoramento dos serviços quando tudo se normalizar

10 agosto 2021 - 12h12Por Redação SpaceMoney
 - Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Sem dúvidas, o setor gastronômico foi um dos mais atingidos pela pandemia. Ainda que a flexibilização das medidas restritivas seja maior, para os empresários que dispõe de negócios nesse setor, as coisas ainda estão bem distantes do normal.

No entanto, esse período de incertezas e instabilidade também pode dar início a fortes tendências para o setor no pós-pandemia, quando tudo se normalizar.

Alguns estabelecimentos aproveitaram a diminuição de clientes no local - tendo em vista que as medidas de restrição fizeram com que menos pessoas saíssem de suas casas para consumir no local e optarem pelo sistema delivery - para realizar obras internas e reformulações de cardápios.

Carla Santos, sócia proprietária da Cá com Fé Padaria Artesanal, separou algumas tendências que podem ser seguidas por empreendedores do setor:

Espaços abertos

Entre as principais medidas adotadas durante a pandemia para a fim de evitar aglomerações em espaços fechados está a utilização dos ambientes abertos nos estabelecimentos. 

Com isso, os proprietários dos locais passaram a se empenhar ainda mais em decorações atraentes e ambientes confortáveis, além de, claro, estipular um distanciamento obrigatório entre as mesas.

Essa medida tem tudo para reforçar ainda mais a cultura de comer "ao ar livre", mesmo dentro de um estabelecimento cuja maior parte parte do espaço fica em local fechado. 

A tendência, que surgiu a partir de uma restrição, tem tudo para conquistar um lugar de preferência entre as escolhas dos clientes de agora em diante.

Otimização dos serviços de delivery

Com a não utilização dos espaços de salão dos estabelecimentos para consumo, o serviço delivery tornou-se mais forte do que nunca. 

Os profissionais de entregas se arriscaram circulando pelas ruas e tendo contato com inúmeras pessoas diferentes durante o período de pandemia a fim de levar alimento a tantos brasileiros.

Além de toda a dedicação desses profissionais, os serviços do setor precisaram ser otimizados pelos gestores dos estabelecimentos a fim de garantir excelência desde o momento em que o alimento sai do restaurante até seu destino final. 

Com esse aprimoramento, a tendência do delivery se tornou, sem dúvidas, a mais forte aposta para continuar crescendo mesmo no período pós pandemia.

Com informações de Mr. da Vinci.

Investir é planejar. Conheça aqui a plataforma da SpaceMoney Investimentos.