quinta, 18 de abril de 2024
Setor imobiliário

O que levar em consideração na compra de imóveis em 2022?

Da localização ao design do apartamento, confira quais itens devem ser observados antes de fechar negócio

12 janeiro 2022 - 11h44Por Redação SpaceMoney

A aquisição da casa própria, sem dúvida, é o sonho de muitos brasileiros e, esse desejo se intensifica no início de um novo ano, período em que muitas pessoas fazem planos para um futuro com mais qualidade de vida.

No entanto, quem pretende sair do aluguel e investir em um imóvel em 2022 precisa estar atento a uma série de fatores decisivos na compra.

A escolha da casa nova nem sempre é uma tarefa fácil, tendo em vista a quantidade de detalhes que precisam ser levados em consideração, como o espaço e a estrutura do imóvel, por exemplo.

No entanto, é necessário pensar além das particularidades da construção. A localização é igualmente importante e precisa ser escolhida de forma minuciosa, de modo a evitar futuras decepções.

De acordo com Bruno Fabbriani, CEO da Incorporadora BFabbriani, é preciso traçar um paralelo entre o bairro e o imóvel.

“O ideal é não ter que optar por um ou por outro, é essencial ter cautela e verificar se o imóvel corresponde à expectativa e também se o local está de acordo com o esperado”, explica o empresário.

No quesito localização, é importante buscar por bairros que estão em constante expansão, observando fatores indispensáveis, como infraestrutura bem planejada, ruas asfaltadas e bem sinalizadas, calçamento e etc.

Além disso, é fundamental observar se o local oferece fácil acesso aos locais frequentados pela família, como escola e trabalho, por exemplo.

“Ao escolher a região é interessante verificar o fluxo do tráfego e se oferece acesso rápido às principais vias, no caso de quem precisa se deslocar para fora do bairro com frequencia", ressalta Fabbriani.

Quanto ao imóvel em si, uma série de fatores precisam ser observados.

Primeiramente é importante avaliar o próprio orçamento e, a partir disso, buscar algo que se encaixe com a receita e as necessidades da família. De forma geral, algumas características estruturais precisam ser consideradas antes de fechar negócio, como planta, acabamento, layout e idade do imóvel.

Imóveis antigos, apesar do charme, tendem a precisar de mais reparos, então ao optar por uma casa usada é preciso estar consciente de que algumas reformas e atualizações serão necessárias. Portanto, ao fazer a negociação, é importante observar se a relação custo-benefício vale realmente a pena.

Com informações de Agência Maverick.