quinta, 25 de abril de 2024
Abertura de mercado

O que esperar para bolsa e câmbio no Brasil nesta terça-feira (6)

Confira as principais notícias, a agenda das autoridades e o informe corporativo do dia

06 julho 2021 - 09h24Por Investing.com
 - Crédito: M. B. M. via Unsplash

Por Ana Julia Mezzadri, da Investing.com - Depois de o Ibovespa fechar a segunda-feira em baixa de 0,55%, aos 126.920 pontos, o Ibovespa Futuros abriu em baixa e caía 0,21% perto das 9h05 desta segunda-feira (5), enquanto o dólar caía 0,16%, a R$ 5,0827.

Um dia após os mercados dos EUA permanecerem fechados por feriado, os futuros do Nasdaq 100 subiam 0,15%, enquanto Dow Jones e S&P 500 caíam 0,1% e 0,05%, respectivamente. O iShares MSCI Brazil ETF (NYSE:EWZ), principal ETF brasileiro negociado no exterior, caía 1% no pré-mercado americano.

O Brasil registrou na segunda-feira 695 novas mortes em decorrência da Covid-19, o que eleva o total de vítimas fatais da doença no país a 525.112, informou o Ministério da Saúde. Também foram contabilizados, de acordo com a pasta, 22.703 novos casos de coronavírus, com o total de infecções no país avançando para 18.792.511.

Em Brasília, os olhos seguem voltados para as acusações de corrupção nas rachadinhas e no combate à pandemia, sobretudo na compra de vacinas. Tudo isso tem contribuído para aumentar a impopularidade do governo Bolsonaro - pesquisas já sinalizam para uma possível vitória de Lula nas eleições presidenciais de 2022.

Somam-se a isso, ainda, a proposta de reforma tributária apresentada pelo ministro da Economia, que segue gerando controvérsia nos mercados, o anúncio de prorrogação do auxílio emergencial por mais três meses e a ameaça de uma nova greve de caminhoneiros seguindo a última alta do preço do diesel.

O calendário econômico não traz a divulgação de dados importantes do Brasil nesta terça, mas são aguardados pelo mercado os PMIs Composto e de Serviços dos EUA, que devem oferecer sinais sobre o ritmo da recuperação da economia norte-americana.

Notícias do dia
Auxílio emergencial - Após Bolsonaro assinar uma Medida Provisória que prorroga o auxílio emergencial por mais três meses, Paulo Guedes voltou a prometer a ampliação do Bolsa Família ainda este ano.

Planos de saúde - A ANS informou que os planos de saúde registraram aumento de 1,334 milhão de beneficiários em um ano, o que equivale a alta de 2,77% em relação a maio de 2020.

Greve de caminhoneiros - Após serem surpreendidos com um novo aumento no preço do diesel, tem ganhado força entre os caminhoneiros a proposta de uma greve marcada para o próximo dia 25, segundo o líder do CNTRC.

Café - Áreas produtoras de café arábica da Alta Mogiana e do sudoeste de Minas Gerais sofreram com geadas e baixas temperaturas na semana passada, o que deverá resultar em perdas para a safra do próximo ano.

Variante Delta - A cidade de São Paulo identificou o primeiro caso da variante Delta de Covid-19 e monitora mais três possíveis casos, informou a Secretaria Municipal da Saúde.

Agenda do dia
Bolsonaro - Reuniões com Milton Ribeiro, ministro da Educação; Humberto Fernandes de Moura, subchefe substituto para assuntos jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência da República; e participação na solenidade de assinatura do projeto de lei que regulamenta a profissão de educação física.

Paulo Guedes - Reuniões com Walter Braga Netto, ministro da Defesa; Joaquim Álvaro Pereira Leite, ministro do Meio Ambiente; e Rose de Freitas, senadora.

Campos Neto - Despachos internos.

Notícias corporativas
Petrobras
(SA:PETR4) - A estatal assinou com a empresa Petro+ um contrato para a venda de sua participação em um conjunto de sete concessões terrestres e de águas rasas denominada Polo Alagoas por US$ 300 milhões.

BR Distribuidora (SA:BRDT3) - Fundos de investimento ficaram com a maior parcela da oferta de ações da BR Distribuidora detidas pela Petrobras. Eles ficaram com 251.630.490 ações, ou 57,6% do total ofertado, seguidos por investidores estrangeiros (149.058.368 ações) e investidores pessoas físicas (26.456.056).

CCR (SA:CCRO3) - O conselho de administração da CCR aprovou o aumento de capital social de suas controladoras.

Ambipar (SA:AMBP3) - A Ambipar anunciou a aquisição da colombiana SABITech por meio de sua controlada indireta, a Suatrans Chile.

Dasa (SA:DASA3) - A Dasa anunciou a contratação de Paulo Chapchap para atuar como Conselheiro Estratégico do Negócio de Hospitais e Oncologia. O executivo já atuou como diretor geral do Hospital Sírio Libanês e como conselheiro da International Liver Transplantation Society.

Gol (SA:GOLL4) - A companhia aérea informou dados que mostram a continuidade na recuperação do setor, com alta de 20,8% na demanda em junho em relação ao mês anterior.

BTG Pactual (SA:BPAC11) - O banco firmou acordo estratégico com a varejista online Privalia, por meio do qual se torna investidor âncora em uma eventual oferta pública inicial de ações (IPO) da companhia.

- Com Reuters e Estadão Conteúdo.