sábado, 20 de abril de 2024
Abertura de mercado

O que esperar para bolsa e câmbio no Brasil nesta 6ª-feira (3)

Confira aqui as principais notícias, a agenda das autoridades e o informe corporativo do dia

03 junho 2022 - 09h28Por Investing.com
 - Crédito: M. B. M. via Unsplash

Por Ana Beatriz Bartolo, da Investing.com - No Brasil, a pressão política por um novo decreto de calamidade pública ganha força, enquanto o ministro da Economia, Paulo Guedes, tenta evitar medidas que possam aumentar os gastos públicos antes das eleições de outubro. O presidente Jair Bolsonaro busca uma forma de viabilizar um subsídio aos combustíveis, para evitar que os preços elevados prejudiquem a sua campanha à reeleição.

O governo usaria a possibilidade de “falta de diesel” no país para justificar a medida. Dessa forma, também seria possível ter o “conforto jurídico” para aumentar programas que possam melhorar a posição de Bolsonaro nas pesquisas de opinião no curto prazo. 

O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, avaliou em entrevista à CNN que a decretação do estado de calamidade não é necessária no momento, mas também não a descartou completamente.

Já a equipe econômica do governo, além de não enxergar os requisitos básicos para autorizar as despesas fora do teto, teme que a decisão possa ser questionada pelos órgãos controladores e que o sinal verde para gastos deterioraria a confiança na política econômica, o que teria um impacto altista no dólar e na inflação. 

Economize até 70% em taxas com o modelo de investimentos Tomorrow 3.0

Índices futuros

Às 09h19, o Ibovespa Futuros recuava 0,74% e o dólar subia 0,25%, a R$ 4,8083.

Nos EUA, os futuros da Nasdaq 100 recuavam 1,08%, enquanto os da S&P 500 e da Dow Jones caíam 0,67% e 0,45%, respectivamente.

Mais notícias

PPI - O Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) aprovou etapas necessárias para a desestatização de uma série de ativos do Ministério da Infraestrutura, como o Porto de Santos e a 7ª rodada de concessões aeroportuárias, cujos leilões estão programados para o segundo semestre. O PPI também deu aval para a prorrogação do prazo dos processos de relicitação dos aeroportos de Viracopos (SP) e de São Gonçalo do Amarante (RN), e a inclusão no PPI do aeroporto do Galeão (RJ), que está em processo de devolução pela concessionária.

Covid-19 - O Brasil registrou 127 novas mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, o que eleva o total de óbitos pela doença no país a 666.928, conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira. O país também registrou 41.273 novos casos da doença no período, atingindo 31.101.290 infecções confirmadas no total desde o início da pandemia.

Opep+ - A Opep+ concordou em aumentar a sua produção de petróleo em 648 mil barris por dia em julho e agosto, antecipando um aumento esperado para setembro.

ICMS - O relator no Senado do projeto que limita o ICMS a 17%, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) afirmou entre as sugestões de mudanças que estão na mesa de negociação, está a retirada do gatilho pelo qual a União teria de compensar os Estados quando a perda global de arrecadação fosse superior a 5%.

Agenda das autoridades

Jair Bolsonaro - Ato alusivo a Entrega de Trecho da Estrada Boiadeira (BR-487); Cerimônia alusiva à visita às obras da Ponte da Integração Brasil-Paraguai. 

Paulo Guedes - Reunião virtual com a ministra de Finanças da Índia, Nirmala Sitharaman; Audiência com o Chanceler de Malta, Ian Borg; Reunião com a chefe da Assessoria Especial de Comunicação, Luisa Medeiros; Reunião com o secretário Executivo, Marcelo Guaranys; Almoço com integrantes da Coalizão Indústria; Reunião com o secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Roberto Fendt. 

Campos Neto - Reunião com representantes da Millennium Capital Partners LLP.

Informe corporativo

Carrefour (SA:CRFB3) - O Carrefour comunicou como será a composição de seu novo Comitê Executivo (Comex), após o fechamento da operação da incorporação do Grupo Big Brasil, ainda não concluída. O Comex será ampliado para 12 executivos, que responderão diretamente ao presidente.

Petrobras (SA:PETR4) - O Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) aprovou a recomendação de qualificação da Petrobras na carteira do PPI, com o objetivo de iniciar os estudos de uma eventual privatização da estatal. Mas o secretário especial do PPI, Bruno Westin, afirmou que não há prazo definido para o envio da proposta legislativa que permitirá a privatização da Petrobras.

A empresa também anunciou um reajuste de 11,4% o preço do querosene de aviação (QAV) nas refinarias contra o valor praticado em maio. 

Stone (NASDAQ:STNE) - A Stone fechou o primeiro trimestre deste ano com lucro líquido ajustado de R$ 132,2 milhões, 29,4% abaixo do observado no mesmo período do ano passado.

Eletrobras (SA:ELET3) - A partir de hoje, 03, até a próxima quarta-feira, 08, os trabalhadores com carteira assinada poderão manifestar interesse em comprar ações da Eletrobras com recursos do FGTS. Assim, começa o prazo para reservar ações da companhia estatal, que passa por processo de privatização.

Cyrela (SA:CYRE3) - A Cyrela obteve autorização da Justiça para recolher os tributos referentes ao empreendimento no tradicional Edifício Hilton Santos, no Rio de Janeiro, com base em um regime especial de tributação aplicado às incorporações imobiliárias. O direito havia sido negado pela Receita Federal por entender que o benefício valeria apenas para construções novas, e não para reforma e restauro de prédios.

Oi (SA:OIBR3) - O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, disse que o órgão não teve nenhuma participação na renegociação da dívida com a Oi, todo o processo foi conduzido pela Advocacia-Geral da União (AGU).

Banco Inter (SA:BIDI11) - A Stone vendeu 21,5% da sua posição de 5% no Inter, exercendo o seu direito de cashout que o banco digital ofereceu aos seus acionistas como parte da sua reestruturação e listagem na Nasdaq.