quinta, 28 de março de 2024
Abertura de mercado

O que esperar para bolsa e câmbio no Brasil nesta 4ª-feira (26)

Confira aqui as principais notícias, a agenda das autoridades e o informe corporativo do dia

26 janeiro 2022 - 09h48Por Investing.com
 - Crédito: M. B. M. via Unsplash

Por Ana Beatriz Bartolo, da Investing.com - Mais detalhes sobre a inflação foram divulgados hoje cedo, com a divulgação do IPCA-15 de janeiro, que veio em 0,58%, acima das expectativas do mercado de 0,43%.

As estimativas já levavam em conta que a inflação estaria pressionada pela alta nos preços das commodities, mas uma demanda doméstica mais fraca e uma política monetária global mais restritiva devem ajudar a reduzir a inflação ao longo do ano.

Índices futuros

Às 09h27, o Ibovespa Futuros subia 1,09%, enquanto o dólar futuro recuava 0,22%, a R$ 5,4395.

Nos EUA, os futuros da Nasdaq 100 ganhavam 1,84%, enquanto os da S&P 500 e da Dow Jones subiam 1,31% e 0,96%, respectivamente.

Covid-19: Brasil

O Brasil registrou nesta terça-feira (25) 183.722 novos casos de contaminações pelo coronavírus, elevando o número total de infecções confirmadas no país a 24.311.317, informou o Ministério da Saúde.

Foram contabilizadas 487 novas mortes por Covid-19, o que levou o total de vítimas fatais da doença no país a 623.843, disse o ministério.

Brasil autorizado a iniciar processo para ingressar na OCDE

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aprovou a abertura do processo de entrada do Brasil no grupo.

O processo deve levar entre três e quatro anos, mas o país já utiliza 103 dos 251 instrumentos normativos da organização, o que adianta os trâmites. Outros cinco países também tentam fazer parte do grupo.

Entre as medidas que o Brasil ainda pretende adotar para acelerar a sua entrada na OCDE, está a promessa de zerar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) das operações cambiais até 2029.

Porém, a questão do meio ambiente pode ser um entrave para o processo brasileiro.

Para fazer parte da OCDE, todos os países do grupo precisam se comprometer com o crescimento econômico sustentável e inclusivo, além de lutar pela preservação da biodiversidade e combater as mudanças climáticas.

Mais notícias

IPCA-15 - O IPCA-15 de janeiro apresentou uma alta de 0,58%, segundo dados do IBGE divulgados agora de manhã. O resultado veio levemente acima das expectativas do mercado, que previam uma alta de 0,43%, mas abaixo do resultado prévio de 0,78%.

No acumulado anual, o IPCA-15 trouxe uma alta de 10,20%, acima dos 10,04% previstos, mas abaixo dos 10,42% relativos aos dados anteriores.

PIB - O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu a sua previsão de crescimento do Brasil em 2022 de 1,5% para 0,3%. A estimativa para o mundo também passou de 4,9% para 4,4%.

Agenda das autoridades

Jair Bolsonaro - Reunião com Pedro Cesar Sousa, Subchefe para Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência; Reunião com Fábio Faria, Ministro das Comunicações.

Paulo Guedes - Reunião com o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Paes de Andrade;

Informe corporativo

Petrobras (SA:PETR4) - A Petrobras pediu ao Cade que arquive investigação aberta para apurar "possível abuso de posição dominante" por parte da petroleira no mercado de combustíveis e questionou a iniciativa do órgão antitruste.

A estatal também divulgou que estima que a sua participação no mercado de diesel cairá para 69% em 2022. Nos últimos cinco anos, essa média variou entre 77% e 84%.

Corsan - A Corsan, Companhia Riograndense de Saneamento, disse nesta terça-feira, que por decisão do Estado do Rio Grande do Sul, seu controlador, irá postergar sua oferta pública inicial de ações (IPO), segundo fato relevante.

O documento não fornece mais detalhes sobre a decisão.

Embraer (SA:EMBR3) - A agência de classificação de risco Fitch elevou a perspectiva do rating da Embraer de 'negativa' para 'estável' na tarde desta terça-feira, citando melhora nos números de endividamento. O rating da companhia em escala global foi reafirmado em BB+.

Carrefour (SA:CRFB3) - A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (SG/Cade) recomendou a aprovação da compra do grupo Big pelo Carrefour, desde que a rede de supermercados se desfaça de algumas unidades. Pelo menos 11 lojas estão na lista para a venda, segundo o Valor Econômico.