quarta, 24 de abril de 2024
Abertura de mercado

O que esperar da bolsa e do câmbio nesta 5ª-feira (26)

Confira aqui as principais notícias, a agenda das autoridades e o informe corporativo do dia

26 agosto 2021 - 09h52Por Investing.com
 - Crédito: M. B. M. via Unsplash

Por Ana Beatriz Bartolo, da Investing.com - Depois de o Ibovespa fechar a quarta-feira com alta de 0,50%, aos 120.818 pontos, o Ibovespa Futuros abriu em baixa e caía 0,51% perto das 9h34 desta quinta-feora (26), enquanto o dólar subia +0,23%, a R$ 5,2239.

Nos EUA, os futuros do Nasdaq 100 subiam 0,15%, os do Dow Jones, 0,11% e os do S&P 500, 0,22%. O iShares MSCI Brazil ETF (NYSE:EWZ), principal ETF brasileiro negociado no exterior, caía -0,62% no pré-mercado americano.

Covid-19

O Brasil registrou nesta quarta-feira 903 novas mortes por Covid-19, o que eleva o total de vítimas fatais da doença no país a 576.645, informou o Ministério da Saúde.

Também foram contabilizados 30.671 novos casos de coronavírus, com o total de infecções no país avançando para 20.645.537, acrescentou a pasta.

Sinais de apaziguamento político

O mercado reagiu bem ao noticiário político de ontem, com o Ibovespa apresentando forte recuperação e o dólar em queda expressiva. O movimento é impulsionado pelos sinais de apaziguamento da crise política.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que não pautará o pedido de impeachment dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

A ação havia sido protocolada pelo presidente Jair Bolsonaro, que também pretendia pedir pelo impeachment do ministro Luís Roberto Barroso.

Diante da recusa de Pacheco em seguir por esse caminho, a ala política do governo de Bolsonaro recomendou que o presidente deixe de lado esse discurso para aliviar a tensão entre os poderes e evitar uma crise institucional maior.

Outro cenário que favoreceu o mercado anteontem foi a fala do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, no evento Expert XP, na qual disse que não vai votar propostas que desrespeitem o teto de gastos.

A discussão sobre as condições fiscais do país continuaram hoje no evento, às 15h, com a participação do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Indicadores dos EUA

Nos EUA, os pedidos iniciais por seguro-desemprego da semana passada nos EUA ficaram acima da previsão dos economistas do mercado de 350 mil pedidos, com a solicitação de 353 mil benefícios, contra os 349 mil da semana passada.

Já o PIB revisado do 2º trimestre veio abaixo do esperado de 6,7%, a 6,6%.

Mais notícias
5G
- O Tribunal de Contas da União (TCU) concluiu a aprovação para o leilão das frequências de banda larga da tecnologia 5G. A concorrência, considerada a maior da história do Brasil em banda larga, prevê movimentar cerca de 45 bilhões de reais e deve levar a tecnologia a todas as 27 capitais do país até julho de 2022.

Tributação - O ministro Paulo Guedes disse no lançamento da Frente Parlamentar Mista do Empreendedorismo que a intenção é reduzir impostos sempre que a arrecadação subir.

Agenda das autoridades
Jair Bolsonaro
- Reunião com o vice-presidente Hamilton Mourão, Rodrigo Pacheco, Arthur Lira e o ministro Luiz Fux; Reunião com Fernando Azevedo, Ministro de Estado da Defesa, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior, Comandante da Marinha, General de Exército Edson Leal Pujol, Comandante do Exército, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, Comandante da Aeronáutica.

Paulo Guedes - Reunião virtual de ministros de Finanças e presidentes de Bancos Centrais dos BRICS; Reunião do Conselho Monetário Nacional; Reunião com entidades farmacêuticas.

Campos Neto - Reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais dos BRICS; Reunião com o Ministro do Meio Ambiente; Reunião do Conselho Monetário Nacional; Reunião com representantes da Shell Brasil Petróleo.

Informe corporativo
Petrobras
(SA:PETR4) - A Petrobras informou que os interessados na compra da Refinaria Abreu e Lima não apresentaram proposta vinculante para o negócio e por isso está realizando os trâmites internos para encerramento do processo de venda.

Nubank - O banco digital Nubank está buscando uma avaliação em sua planejada oferta inicial de ações (IPO) nos Estados Unidos que o colocaria acima dos 55,4 bilhões de dólares do Itaú Unibanco, disseram duas fontes familiarizadas com o assunto.

Santander (SA:SANB11)- O Santander Brasil (SA:SANB11) elevou as suas parcerias com varejistas de 9 para 15, para tentar acelerar sua carteira de financiamento ao consumo, no momento em que o país começa a sair da recessão provocada pela pandemia.

CSN (SA:CSNA3) - O grupo Holcim, antiga LafargeHolcim, deverá definir nesta sexta-feira as duas melhores propostas de compra de seus ativos no Brasil.

Segundo o jornal Valor, a CSN Cimentos e a Polimix, dona da Mizu, estão entre as favoritas para levar o negócio. Ambas têm interesse em ficar com a totalidade, ou a maior parte, das operações para ampliar seus negócios no setor.

Mercado Livre (NASDAQ:MELI) - A Procuradoria Federal Especializada (PFE) da Anatel disse que o Mercado Livre, e outras empresas do setor, devem ser responsabilizadas administrativamente caso comercializem produtos piratas de telefonia.

A PFE cita a empresa, especificamente, e levanta a possibilidade de fiscalização em centros de distribuição para apreender mercadorias piratas.

Enauta (SA:ENAT3) - A petroleira Enauta informou nesta quinta-feira que assinou um memorando de entendimento com a malaia Yinson Holdings Berhad para a negociação direta e exclusiva dos contratos de fornecimento do FPSO para o sistema definitivo do campo de Atlanta, na Bacia de Santos.

Coty - A norte-americana Coty pediu autorização para uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) de suas operações no Brasil para apoiar o crescimento da fabricante de cosméticos no país.

O Bank of America, Itaú BBA e Santander Brasil serão os coordenadores do IPO, que contempla ofertas primária e secundária.