terça, 23 de abril de 2024
Repercussão

Novo Marco de Garantias deve ampliar oferta de crédito a taxas mais baixas, avalia Febraban

Entidade afirma ser fundamental que os agentes econômicos, em especial os ofertantes de crédito, tenham garantias para minimizar o risco de perdas, vale dizer, garantias que tenham liquidez e baixo custo de recuperação

25 novembro 2021 - 15h08Por Redação SpaceMoney

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinou nesta quinta-feira (25) projeto de lei (PL), a ser enviado ao Congresso Nacional, com mudanças relacionadas ao uso de garantias para obtenção de crédito no país.

Com a medida, será possível, por exemplo, usar o mesmo bem imóvel como garantia em mais de uma operação de crédito. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) recebeu com otimismo a notícia.

“Com mais garantias, maior simplicidade e possibilidade de recuperação mais célere, podemos ter uma ampliação da oferta de crédito e a taxas mais baixas”, afirmou o presidente da Febraban, Isaac Sidney, em nota.

A experiência, segundo Isaac Sidney, “mostra que o crédito se expande quando temos algumas condições, como um ambiente de negócios que contribua para mitigar o risco de inadimplência e de perdas com as operações de crédito”.

Para complementar, o texto utiliza dados do Banco Central, que dizem que cerca de 32% do spread bancário decorre dos custos da inadimplência, o que significa, segundo a Febraban, que o arcabouço legal vigente proporciona pouca efetividade das garantias.

A nota afirma ainda que, no Brasil, recupera-se muito pouco das garantias de empréstimos, e, com isso, leva-se mais tempo para recuperar e mais gastos para fazer isso. 

“A consequência imediata é que os custos do crédito sobem e os juros ficam mais altos para os tomadores, tanto as famílias como as empresas”, diz.

Segundo a entidade, torna-se “fundamental” que os agentes econômicos, em especial os ofertantes de crédito, tenham garantias para minimizar o risco de perdas, vale dizer, garantias que tenham liquidez e baixo custo de recuperação.

“A proposta apresentada pelo governo tem o mérito e o potencial de ampliar as garantias, o que é uma medida inclusiva”, diz o presidente da Febraban.

“Mais famílias e empresas terão a oportunidade de oferecer garantias em suas operações de crédito e com isso ampliar a sua capacidade de tomar empréstimos e a taxas mais baixas.”

Tags: febraban