quinta, 28 de março de 2024
Agricultura

Ministério da Agricultura investiga caso suspeito de vaca louca no Brasil

Doença foi identificada em Minas Gerais nesta quarta-feira (1)

01 setembro 2021 - 19h12Por Reuters

Por Nayara Figueiredo e Roberto Samora, da Reuters - O Ministério da Agricultura está investigando uma suspeita de doença "vaca louca" identificada em Minas Gerais, confirmou a pasta em nota nesta quarta-feira (1), embora haja chances de ser um caso atípico, onde não há contaminação.

Questionado sobre o tema, o ministério disse em comunicado à Reuters que, como membro da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês), o Brasil adota procedimentos de vigilância, investigação e notificações recomendadas pela instituição.

"Casos em investigação são corriqueiros dentro dos procedimentos de vigilância estabelecidos e medidas preventivas são adotadas imediatamente para garantir o controle sanitário", informou a pasta.

Uma vez concluído o processo de análise, acrescentou o ministério, os resultados serão informados.

Uma fonte ligada à indústria de carne bovina disse na condição de anonimato que a suspeita teria sido identificada em um animal mais velho, em situação semelhante à ocorrida em 2019, quando tratava-se de um chamado 'caso atípico'.

"A vaca louca é uma doença que pode surgir de forma espontânea e bem isolada. É considerado caso atípico quando não há contaminação", disse a fonte.