quinta, 25 de abril de 2024
Mercado financeiro

Merck (MRCK34) avança após Reino Unido se tornar o 1º país a aprovar seu medicamento para Covid

As ações da empresa farmacêutica eram negociadas com alta de 1,8% às 15h10 de quinta-feira

04 novembro 2021 - 15h26Por Investing.com
MerckMerck - Crédito: Reuters

Por Dhirendra Tripathi, da Investing.com – As ações da Merck (NYSE:MRK) eram negociadas com alta de 1,8% às 15h10 (horário de Brasília) de quinta-feira, após os reguladores britânicos se tornaram os primeiros a aprovar o molnupiravir, seu medicamento oral antiviral para a Covid-19, como seguro e eficaz.

No Brasil, os BDRs da farmacêutica (SA:MRCK34) subiam 2,9%.

Isso torna o molnupiravir o primeiro medicamento antiviral oral aprovado no mundo para o tratamento da temida infecção.

A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido autorizou o uso do molnupiravir em adultos com Covid leve a moderada e pelo menos um fator de risco para o desenvolvimento da forma grave da doença. O medicamento também está sob revisão nas agências regulatórias dos EUA, da União Europeia e de outros países.

As infeções por coronavírus na Inglaterra atingiram seu nível mais alto em outubro, com base em um estudo abrangente publicado na quinta-feira, segundo a Bloomberg.

No mês passado, oficiais do Reino Unido disseram que o país tinha garantido o fornecimento de 480.000 unidades de tratamento do molnupiravir.

A empresa afirma que o medicamento, desenvolvido em conjunto com a Ridgeback Therapeutics, demonstrou eficácia consistente em todas as variantes gama, mu e delta do coronavírus, suas versões mais infeciosas.

A Merck espera produzir 10 milhões de unidades de tratamento até o final de 2021, com mais doses sendo produzidas em 2022. Por um acordo existente, o laboratório fornecerá aproximadamente 1,7 milhão de unidades ao governo dos EUA, uma vez que todas as aprovações entrem em vigor.

De acordo com um comunicado anterior da Merck, caso as aprovações do uso emergencial ocorressem até dezembro, o medicamento abriria a oportunidade de até US$ 7 bilhões em vendas em 2022, incluindo US$ 1 bilhão em receitas este ano.