quinta, 25 de abril de 2024
Economia

Medo da recessão? O que temer e o que não enfrentar em uma curva de juros invertida

Cenário nos EUA traz alerta e especialistas analisam possível recessão

11 abril 2022 - 12h49Por Investing.com

Por Laura Sánchez, do Investing.com Espanha

Investing.com - A inversão da curva dos EUA no período de 2 anos e de 10 anos é vista por especialistas como uma bandeira vermelha para a economia e os títulos. “Quando o rendimento dos títulos longos (10 anos) é semelhante ao de 2 anos, o mercado antecipa um cenário de menor crescimento e deterioração das condições financeiras (aumento de taxas). O problema surge quando o diferencial dos rendimentos de 2 e 10 anos fica negativo (curva invertida) por muito tempo”, alertam economistas do Bankinter.

De acordo com um estudo realizado em 2018 pelo Fed de São Francisco, as 9 recessões vividas pelos EUA desde 1955 coincidem com uma curva invertida nos 6/24 meses anteriores. "Não é uma regra 100% segura, mas há apenas um alarme falso em 63 anos e você tem que voltar para meados dos anos 60", explicam esses especialistas.

No entanto, de acordo com o Bankinter, também há boas notícias: o spread 2/10 A, agora em +18,0 bps 'vs' -8,0 bps em 4 de abril, não está em níveis de estresse (-10/-30 bps nos anos 70/80).

As compras do Fed (QE) distorcem o movimento da curva, razão pela qual a rendimento dos títulos de 10 anos registra níveis anormalmente baixos. Como reflexo, na Alemanha, onde a probabilidade de recessão é maior do que nos EUA após a invasão russa da Ucrânia, o spread 2/10 A está em torno de 60 pb.

A independência energética dos EUA e um mercado de trabalho forte reduzem a probabilidade de uma recessão.

Segundo estes analistas, “o mercado defende uma curva plana em 2022. Os futuros antecipam uma taxa de referência de 2,50% em dezembro (+200 pb) - a maior alta desde 1994 - com um rendimento de 10 anos esperado pelo consenso de 2,60% (vs 2,75% hoje). Complacência? Parece que sim, porque o Fed começa em maio a reduzir o balanço e é provável que o prêmio de risco exigido pelos investidores na ponta longa (10 anos) aumente”.

Por sua vez, Víctor Alvargonzález, diretor de estratégia e sócio-fundador da Nextep Finance, explica que quando falamos em 'achatar a curva', algumas nuances importantes devem ser consideradas.

“Primeiro, estamos falando de um indicador de expectativas, não de uma lei física ou de uma regra matemática. Isso significa que, embora os operadores do mercado prevejam uma maior probabilidade de recessão, eles também podem estar errados. De fato, as estatísticas mostram um grau bastante desigual de cumprimento no que diz respeito à confiabilidade deste indicador”.

“Vemos outra nuance importante na Europa, que hoje é a mais propensa a entrar em recessão. Poderia perder até dois pontos de crescimento do PIB como resultado das sanções contra a Rússia, e outros dois se Putin cortasse o fluxo de gás ou a União Europeia (UE) decidisse unilateralmente. Nos EUA, por outro lado, o Conference Board sustenta que o país poderá crescer até 3% independentemente das sanções. E adicionamos isso até 2,5% se o Fed pisar no freio com muita força. O fato é que na Europa a curva não é achatada e muito menos invertida, apesar de seu risco de recessão ser maior do que nos EUA”, acrescenta Alvargonzález.

“Finalmente, não esqueça que a curva perde o achatamento tão rápido quanto as taxas de longo prazo sobem. Apenas alguns dias atrás, uma declaração de um membro do Fed fez o rendimento de 10 anos disparar e o achatamento da curva desapareceu. Para ser um instrumento confiável, o achatamento deve ser persistente ao longo do tempo”, destaca o especialista.

Faz sentido assumir o risco da inversão da curva de juros nos mercados de ações? Segundo o Bankinter, não. “Primeiro, porque o achatamento da curva se explica pelo fato de as taxas de curto prazo subirem mais que as longas, mas as valorizações sofrem (achatamento de urso), principalmente nas seções longas e, segundo, porque o rendimento dos títulos de 10 anos não compensa o risco (inflação, geopolítica/Rússia e balanço do banco central).”