quinta, 25 de abril de 2024
De olho na sustentabilidade

Marcopolo (POMO) inicia produção de ônibus 100% elétricos ainda em agosto

O anúncio foi feito durante a Lat.Bus 2022, feira na zona sul de São Paulo que reúne montadoras de ônibus

09 agosto 2022 - 15h50Por Redação SpaceMoney
MarcopoloMarcopolo - Crédito: Divulgação

Nesta terça-feira (9), a Marcopolo (POMO4) anunciou o início da produção em série de ônibus 100% elétricos ainda neste mês de agosto, de acordo com informações do jornal O Estado de S.Paulo.

O anúncio foi feito durante a Lat.Bus 2022, feira na zona sul de São Paulo que reúne montadoras de ônibus.

A companhia espera produzir 30 unidades do modelo em diferentes configurações até o fim deste ano. Em países como Argentina, Colômbia, Austrália e Índia, a Marcopolo já possui mais de 350 ônibus elétricos e híbridos em circulação, porém os chassis desses veículos são produzidos por montadoras.

A companhia, líder em seu segmento, com 53,5% de participação do mercado, aposta principalmente na tecnologia nacional para a produção do Attivi integral da marca, que faz parte da sua estratégia ESG. “Há alguns anos estamos envolvidos em diferentes projetos de veículos movidos a combustíveis obtidos a partir de fontes renováveis. A tecnologia limpa é uma tendência mundial e fazer parte da criação de um ônibus elétrico nacional valoriza a nossa engenharia”, avalia James Bellini, CEO da Marcopolo.

O projeto de eletromobilidade da Marcopolo prevê ainda o desenvolvimento de uma solução completa de mobilidade urbana sustentável, com plano de serviços, atendimento pós-vendas e peças de reposição, inclusive para o sistema de recarga e manutenção das baterias. Além disso, será oferecido ao mercado ferramentas de telemetria, diagnose remota e gestão da energia de recarregamento, entre outros, com foco na entrega do melhor custo total de propriedade.

Os primeiros ônibus elétricos totalmente produzidos pela Marcopolo serão fabricados no parque industrial da empresa em Caxias do Sul (RS), com baterias importadas da China. Desde outubro, o modelo passou a ser testado, com desempenho avaliado em trajeto curto, e sem passageiros, no centro de Santo André, no ABC paulista.

Com informações do jornal O Estado de S.Paulo.