quinta, 18 de abril de 2024
Reflexos da guerra

Maior banco da Rússia recebe licença para emitir criptomoedas

O banco central russo concedeu ao Sberbank uma licença para emitir e trocar moedas digitais

18 março 2022 - 18h36Por Redação Spacemoney

Em meio à guerra com a Ucrânia, a Rússia vem avançando para viabilizar o uso de criptomoedas no país, como forma de contornar as sanções impostas contra o setor financeiro. Nesta quinta-feira (17), o banco central russo concedeu a um dos maiores bancos do país, o Sberbank(MCX:SBER), uma licença para emitir e trocar criptomoedas.

Conforme informou a Reuters, a medida pode abrir novas oportunidades para o banco, que busca atenuar o efeito das sanções ocidentais.

O Sberbank é uma das muitas instituições do país que são alvo de reguladores dos Estados Unidos e da União Europeia. No início do conflito, o banco sofreu uma onda massiva de saques de recursos de seus clientes.

Como resultado, o banco ficou sem liquidez. Agora, o Sberbank foi listado no registro do banco central – juntamente com o ecossistema financeiro Lighthouse – que dará às duas empresas a capacidade de emitir ativos digitais e trocá-los em suas plataformas.

No início de fevereiro, a plataforma Blockchain Atomyze Russia se tornou a primeira empresa a receber autorização para trocar ativos digitais legalmente no país. Vale destacar que, antes destas liberações, as autoridades russas manifestaram preocupação com os criptoativos.

Em determinada ocasião, chegaram a defender uma proibição completa de negociação e mineração de moedas digitais.

*Com informações do CriptoFácil