quinta, 28 de março de 2024
Ações caem após críticas

Lula: ao invés de pagar dividendos, Petrobras (PETR3)(PETR4) deveria investir em refinarias

Ex-presidente disse ainda que os combustíveis não podem "subordinados" a preços internacionais

28 janeiro 2022 - 14h22Por Redação SpaceMoney

Nesta sexta-feira (28), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar a gestão da Petrobras (PETR3)(PETR4).

Segundo o petista, a estatal sofre um processo de desmonte. “Agora estamos importando gasolina dos Estados Unidos. Não temos que estar preocupados com o lucro. Por que ao invés de pagar dividendos para acionistas a gente não investe em refinarias?”, questionou.

“Os combustíveis não podem continuar subordinados a preços internacionais. A minha preocupação não é com acionista de Nova York. A minha preocupação é com o povo brasileiro. Se a gente não tivesse petróleo, tudo bem, mas a gente tem”, disse, em entrevista à Rádio Liberal, do Pará.

“Nossas refinarias poderiam estar produzindo muito mais gasolina e não estão. Estamos com uma ociosidade por volta de 20 a 30%”, continuou.

Lula ainda fez uma comparação entre a produção nacional e internacional, e defendeu que a petroleira extrai petróleo do pré-sal a um custo menor do que a Arábia Saudita gasta para extrair da terra.

“Uma demonstração de que a Petrobras é uma extraordinária empresa, não só de petróleo, mas de tecnologia, de investimento, de pesquisa”, acrescentou.

O ex-presidente ainda afirmou que a presidência da República não pode brigar com governadores por ICMS e combustíveis.

“O ICMS é o único instrumento de arrecadação dos governadores. Só se governa esse país com uma boa relação com os governadores e com os prefeitos”, ressaltou.

Em critica direta ao presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que o presidente “fala com muita desfaçatez que a culpa é dos governadores”.

Ao mesmo tempo, Lula disse que há como mexer no preço dos combustíveis a partir do imposto. 

“Se quiser jogar a culpa do preço da gasolina em cima do ICMS, poderia ter um ajuste no ICMS para baratear um pouco, por causa do transporte público, mas a verdade é que nós não temos que estar atrelados a preços internacionais”.

O mercado reagiu mal às falas do ex-presidente. Por volta das 14:05, os papéis ordinários PETR3 caíam 0,70%, a R$ 36,73, enquanto as ações preferenciais PETR4 retrocediam 0,91%, a R$ 33,57.

Com informações de Rádio Liberal, InfoMoney e UOL.