quarta, 24 de abril de 2024
Ações

Long em Itaú (ITUB4) e short em XP (XPBR31), indica Empiricus

Aperto monetário no mundo, mais intenso e extenso do que o mercado esperava, modifica as relações de troca entre risco e retorno. Confira análise

19 maio 2022 - 11h59Por Redação Spacemoney

As temperaturas geladas do outono, que podem fazer um longo inverno, acontece também no sentido metafórico no mercado financeiro. Conforme coluna de Rodolfo Amstalden, da Empiricus, o aperto monetário no mundo, mais intenso e extenso do que o mercado esperava, modifica as relações de troca entre risco e retorno. 

Segundo Amstalden, não é verdade que estamos voltando ao passado. Alguns pontos são parecidos, outros nem tanto. Combustíveis caros, por exemplo, defrontam-se pela primeira vez com a possibilidade de home office, neutralizando parte dos gastos com transporte.

O especialista aponta que que renda fixa tem hoje oções mais arrojadas do que as de 2016, quando a Selic equiparava-se com a atual.

Dentro deste cenário, Amstalden aposta em um short em XP com o long em Itaú.

"Ainda que a tese pareça meramente conjuntural, trata-se de uma conjuntura que pode transformar dias em meses, e meses em anos. Primeiro, porque as baixas temperaturas de um inverno rigoroso podem alterar a estrutura físico-química de um elemento — no caso, o elemento XP —, de modo que ela não volte mais a ser como era antes (histerese). Segundo, porque os bancos apanharam e aprenderam. A surpresa do primeiro financial deepening não será repetida quando os juros voltarem a cair".

Leia mais:

Ações:

Banco Inter (BIDI11): após ação cair 8,6%, BB Investimentos e UBS dizem se vale a pena investir

Hapvida (HAPV3) conclui 3ª emissão de debêntures com oferta de R$ 2 bilhões

BR Properties (BRPR3) vende 80% de seu portfólio por R$ 5,92 bilhões para Brookfield

Mercado: 

Medo de recessão nos EUA, Eletrobras (ELET3), petróleo e mais: as principais notícias de hoje (19)

Criptomoedas:

Shiba Inu (SHIB): apesar da queima recorde de tokens, preço cai 7% em 24 horas

Bitsubishi (BITSU) se valoriza em 4.508,71%; Bitcoin (BTC) e Pax Gold (PAXG) sobem

Tags: Itau, long, short, XP, XPBR31