terça, 23 de abril de 2024
Para BTG

Localiza deve ter margens maiores com reavaliação da vida útil da frota

Durante o 3T21, a Localiza surpreendeu o mercado ao alterar a vida útil de 200 mil carros da sua frota de RAC

03 dezembro 2021 - 17h40Por Redação Spacemoney

Por Ana Beatriz Bartolo, da Investing.com - O BTG Pactual (SA:BPAC11) se sente confiante em relação à Localiza (SA:RENT3), após estudar melhor o processo de reavaliação da vida útil da frota RAC (rent a car) da empresa. O banco também destaca que a empresa está sendo negociada a um atraente 18x P/E22, quando a média histórica é de 20x. A recomendação é de compra, com preço-alvo em R$ 75.

Durante o 3T21, a Localiza surpreendeu o mercado ao alterar a vida útil de 200 mil carros da sua frota de RAC. A empresa obteve parecer técnico de apoio e recolheu todas as provas necessárias sobre o valor econômico residual da sua frota. A ideia é fazer o mesmo estudo sobre a frota GTF também.

De acordo com o BTG, a vida útil mais curta da frota leva a uma maior depreciação, portanto, créditos de PIS/Cofins mais altos também, aumentando a margem Ebitda.

Além disso, essa maior depreciação tende a trazer um EBT menor durante a vida operacional dos ativos, mas também maiores ganhos de capital com as vendas dos veículos. No longo prazo, ambos os efeitos devem se compensar, mas postergam o desembolso de caixa.

É possível, na visão do BTG, que a concorrência também adote essa metodologia de depreciação. Outros pontos destacados pelo relatório do banco é que as tarifas de aluguel devem crescer, refletindo o aumento dos custos dos veículos e das taxas de juros.

Às 16h41, as ações da Localiza subiam 2,20%, a R$ 54,90.