quarta, 24 de abril de 2024
Fundo de criptomoedas

Itaú (ITUB4) passa a distribuir seu primeiro fundo de cripto com investimento a partir de R$ 1

Produto oferece exposição dinâmica às teses de investimentos representadas nos produtos cripto geridos pela Hashdex

11 abril 2022 - 13h46Por Redação Spacemoney

A Hashdex, gestora de criptoativos, anunciou nesta segunda-feira (11) o lançamento do seu novo fundo, o Hashdex Crypto Selection FIC FIM. Este será o primeiro fundo de ativos digitais distribuído pelo banco Itaú, que terá exclusividade na oferta pelos primeiros três meses.

Aberto para todos os investidores e com aplicação mínima de R$ 1, o fundo buscará retornos superiores ao índice NCI (Nasdaq Crypto Index), popularmente conhecido e acessível no Brasil pelo ETF HASH11, segundo maior da bolsa brasileira (B3).

“Desde 2018, a Hashdex vem desenvolvendo e acompanhando as diferentes teses de investimento do universo cripto. Por meio da análise dos grandes ciclos e das dinâmicas setoriais, é possível identificar vantagens relativas entre diferentes ativos e teses, bem como reconhecer eventos específicos que impactem os preços”, comenta Marcelo Sampaio, CEO da Hashdex.

“Por conta disso, lançamos esse fundo que busca alocação dinâmica a essas teses. O investidor poderá ter exposição a um portfólio de criptoativos mais amplo que o do NCI e balanceado estrategicamente para buscar retornos superiores ao índice no longo prazo”, explica.

“Esse anúncio demonstra que estamos atentos às principais tendências do mercado e em promover a sofisticação da carteira de investimentos dos nossos clientes. Já oferecíamos em nossa prateleira produtos que acessam as áreas de criptoativos e blockchain, e a possibilidade dessa parceria para disponibilizar o fundo Hashdex Crypto Selection vem complementar a oferta no momento”, afirma Claudio Sanches, diretor de produtos de investimento e previdência do Itaú Unibanco.

Com posição do Hashdex Crypto Selection

Inicialmente, o novo fundo será composto por diferentes ativos. São eles: ETF HASH11 (35%), que representa a cesta de criptoativos do NCI; ETF BITH11 (20%), um produto 100% bitcoin; ETF WEB311 (18%), que aposta na infraestrutura (smart contracts) da internet do futuro; DEFI11 (16%), que investe em finanças descentralizadas; e, por fim, ETF ETHE11 (11%), que aporta 100% dos recursos em ethereum.

A taxa de administração do novo fundo será de 2% ao ano, e a taxa de performance será de 20% do que exceder o índice NCI, em reais. O prazo de resgate é de D+21 para cotização e D+1 para liquidação.