quinta, 28 de março de 2024
IBGE

Inflação na indústria sobe 1% em maio

Número representa uma desaceleração da alta de 2,19% registrada na passagem de março para abril

29 junho 2021 - 09h42Por Redação SpaceMoney

Os preços da indústria subiram 1% na passagem de abril para maio, resultado menor que a alta registrada de março para abril (2,19%), segundo dados do Índice de Preços ao Produtor (IPP), divulgado nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

O percentual também foi a menor variação de preços no ano de 2021. O acumulado no ano atingiu 17,58%, enquanto o acumulado nos últimos 12 meses foi de 35,86%. 

Um dos motivos da desaceleração, segundo o gerente do IPP, Manuel Souza Neto, foi a desvalorização do dólar no mês de maio.

O real valorizou em cima do dólar em 4,9%, o que, para o especialista, é um percentual considerável para um único mês. “Com isso, uma série de produtos cotados em dólar caíram de preço”, explica.

A pesquisa mede a variação dos preços de produtos na “porta da fábrica”, sem impostos e frete, de 24 atividades das indústrias extrativas e da transformação. Dessas, 16 tiveram variações positivas em maio.

A maior influência no índice veio de alimentos, que representou 0,35% do total, seguido por metalurgia (0,25 p.p.), refino de petróleo e produtos de álcool (0,18 p.p.) e produtos de metal (0,09 p.p.).

Com informações da Agência IBGE de Notícias.