terça, 23 de abril de 2024
Tendências

Inflação em 11,30% nos últimos 12 meses atrai investidores para a renda fixa

Papéis atrelados a índices como Tesouro Selic, Tesouro IPCA, CDBs, LCIs e Fundos Imobiliários são os mais indicados, mas movimento exige atenção porque nem todos os títulos de renda fixa garantem boa rentabilidade

02 maio 2022 - 15h44Por Redação SpaceMoney

Um levantamento feito pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) mostra que no primeiro trimestre as operações no segmento de renda fixa foram responsáveis por R$ 89,1 bilhões, 84,7% do volume total de captações - o maior volume desde 2012.

O fenômeno pode ser explicado pelo cenário econômico cheio de incertezas, que torna a renda variável extremamente volátil, e também a alta da inflação e da taxa básica de juros, a Selic.
 
O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), de março teve variação de 1,62%. Com isso, a inflação acumulada de 12 meses alcançou o patamar de 11,30% e de 3,20% considerando apenas o primeiro trimestre de 2022.

Na tentativa de frear a escalada inflacionária, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, subiu a Selic para 11,75% e o mercado espera nova elevação da taxa na próxima reunião do comitê, em maio.
 
Com inflação e Selic em dois dígitos, boa parte dos investidores não pensou duas vezes em buscar a segurança da renda fixa - favorecida pelo fenômeno. Porém, na hora de investir é preciso ter cautela. Não são todos os investimentos nesse segmento que garantem rentabilidade acima da inflação.
 
Segundo Francis Wagner, CEO do App Renda Fixa, no atual cenário, os títulos pós-fixados se tornaram mais atrativos sob a ótica de remuneração.

Mas quais são os títulos de renda fixa mais indicados para o momento? “Os produtos de renda fixa mais vantajosos, considerando o cenário atual, são os títulos inflacionários, ou seja, aqueles indexados ao IPCA ou IGP-M, por exemplo. Atualmente, é possível encontrar títulos como o CDB pagando IPCA+7,24%, o que significa 7,24% de juros reais”, afirma.
 
Outro exemplo é o Tesouro Selic cujo rendimento segue a variação da própria taxa, além do que, existem papéis do Tesouro atrelados ao IPCA como o Tesouro IPCA+2026.

As Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) também são atraentes para o investidor de renda fixa.
 
“Seja qual for o título escolhido para investir, é importante ficar atento aos acontecimentos diários. Qualquer mudança na economia e nas decisões do Banco Central ou no comportamento do mercado de capitais é motivo para o investidor reavaliar suas escolhas e fazer mudanças para não perder recursos ou ganhar menos do que poderia”, conclui Wagner.

Veja abaixo os 5 investimentos de renda fixa que oferecem o maior retorno:

CDB Banco Master - 1826 dias (5 anos) - Taxa IPCA+7,26%

Rentabilidade esperada em março: 2,22%
Rentabilidade esperada no ano: 3,8%
 
CDB Banco BMG - 721 dias (2 anos) - Taxa IPCA+6,75%

Rentabilidade esperada em março: 2,17%
Rentabilidade esperada no ano: 3,76%
 
CDB BRK - 2880 dias (8 anos) - Taxa 128% CDI

Rentabilidade esperada em março: 1,19%
Rentabilidade esperada no ano: 3,13%
 
CDB BRK - 1800 dias (5 anos) - Taxa 125% CDI

Rentabilidade esperada em março: 1,16%
Rentabilidade esperada no ano: 3,05%
 
CDB Banco Master - 721 dias (2 anos) - Taxa 14,42%

Rentabilidade esperada em março: 1,13%
Rentabilidade esperada no ano: 3,42%