sexta, 29 de março de 2024
Mais que o esperado

Inflação ao consumidor nos EUA acelera em outubro e vem acima das projeções

IPC teve alta de 0,9% em outubro

10 novembro 2021 - 11h00Por Investing.com

Por Leandro Manzoni, da Investing.com - A inflação da economia dos EUA medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) surpreendeu ao apresentar uma alta de 0,9% em outubro, acima do consenso de 0,6% e da leitura anterior de 0,4%, de acordo com números divulgados nesta quarta-feira (10).

Na base anual, o indicador acumulou alta de 6,2%, também acima das expectativas do mercado de 5,8% e da leitura de setembro de 5,4%.

Já os núcleos do IPC na base mensal e anual também subiram acima do consenso, com alta de 0,6% e 4,6%, respectivamente, contra consenso de 0,4% e 4,3%.

A inflação ao consumidor veio um dia após a divulgação dos dados referentes à inflação ao produtor. O Índice de Preços ao Produtor (IPP, ou PPI na sigla em inglês) subiu 0,6% em outubro na base mensal, em linha com o consenso e mostrando uma aceleração em relação à leitura anterior de 0,5%.

Na base anual, o indicador acumula alta de 8,6%, abaixo das expectativas do mercado de 8,7% e em linha com a leitura de setembro de 8,6%.

Já os núcleos do IPP na base mensal e anual subiram 0,4% e 6,8%, respectivamente, contra consenso de 0,5% e 6,8%.

Seguro-desemprego

A divulgação dos pedidos iniciais por seguro-desemprego da semana passada nos EUA foi antecipada para esta quarta-feira, devido ao feriado nos EUA amanhã. Os dados vieram levemente acima da previsão dos economistas do mercado e um pouco abaixo do número revisado da semana anterior, segundo dados do Departamento de Trabalho. Foram solicitados 267 mil mil benefícios, contra os 271 mil da semana passada. A previsão do mercado era de 265 mil pedidos.

Já o número de solicitações contínuas ficou também acima da previsão de 2,095 milhões, com 2,160 milhões de benefícios solicitados, também acima do número revisado da semana passada, que foi de 2,101 milhões.