quinta, 28 de março de 2024
Pãozinho mais caro?

Impacto da guerra no preço do trigo deve ser sentido pelos consumidores nas próximas semanas

"O que se pode afirmar é que haverá reajustes de preços nas próximas semanas, mas, com o horizonte indefinido", prevê a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados

14 março 2022 - 10h38Por Redação Spacemoney
TrigoTrigo - Crédito: Reuters

A Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados (Abimapi) prevê que os conflitos entre Rússia e Ucrânia podem impactar no preço dos insumos na cadeia produtiva e o valor final dos produtos, já que os dois países respondem, em média, por 30% das exportações mundiais de trigo.

Além da queda na oferta de trigo, fator da alta dos preços, o desabastecimento tem a ver com dificuldades logísticas – a guerra fechou portos, interrompeu o transporte – e com a queda da produção ucraniana da commodity.

O Brasil produz menos da metade do trigo consumido e precisa importar grandes quantidades do grão de países do Mercosul– sobretudo da Argentina –, do Canadá e dos Estados Unidos. A elevação do preço do grão, impacta diretamente os valores de produção para os fabricantes das categorias representadas pela Abimpi. Nas massas, em média, 70% do custo é de farinha. Nos biscoitos, o peso é de 30%, e nos pães e bolos industrializados, de 60%.

"A disparada da cotação do trigo começa a ser sentida pelos fabricantes nas negociações com os fornecedores, porém existe a entrega de farinha compromissadas em contratos antigos. O que se pode afirmar é que haverá reajustes de preços nas próximas semanas, mas, com o horizonte indefinido, já que a cada notícia da guerra, o preço do trigo no mercado internacional oscila para cima ou para baixo com valores expressivos", afirma a asociação.

Segundo a Abimapi, o consumidor brasileiro deve começar a sentir os efeitos em breve, quando as indústrias comprarão as novas safras.

As indústrias estão com estoques relativamente curto, pois estão no início da entressafra de trigo, lembrando que o produto acabado também não tem estoques e que varia muito de empresa para empresa. De todo modo, este repasse tende a ser gradual, pois não há espaço para elevar os preços de uma só vez para o consumidor final.