quarta, 24 de abril de 2024
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GPA (PCAR3), Assaí (ASAI3) e Carrefour (CRFB3): é hora de comprar?

Divulgação das prévias operacionais do 1° trimestre de 2022 mostrou que as varejistas estão se recuperando em relação aos níveis registrados no final do ano passado. Confira análise da Nord Research

25 abril 2022 - 11h24Por Redação Spacemoney

A divulgação das prévias operacionais do 1° trimestre de 2022 (1T22) mostrou que as varejistas estão se recuperando em relação aos níveis registrados de outubro a dezembro do ano passado, avalia a Nord Research. Conforme relatório da casa, nesse último trimestre, o desempenho de Assaí (ASAI3), Carrefour (CRFB3) e GPA (PCAR3) apontou melhora nos números de vendas.

Assaí Atacadista

O Assaí, por exemplo, registrou recorde de vendas para um primeiro trimestre, com alta de 21,1% em relação ao 1T21, de acordo com dados prévios não-auditados.

A receita líquida somou R$ 11,443 bilhões e o faturamento bruto foi de R$ 12,5 bilhões no período, crescimento de R$ 2,1 bilhões na comparação anual.

O analista André Zonaro, da carteira Nord Small Caps, destaca que a receita líquida do Assaí cresceu impulsionada pela inauguração de lojas e pelo desempenho das Vendas Mesmas Lojas (SSS, na sigla em inglês), que expandiu 6,7%, mesmo diante de uma forte base de comparação de duplo-dígito (11,2%) do primeiro trimestre de 2021.

Grupo Pão de Açúcar

Já o GPA teve seus números afetados pela venda do Extra Hiper ao Assaí. A operação está em andamento e, ao todo, foram encerrados 41 hipermercados e 68 drogarias da bandeira Extra, segundo dados mais recentes disponibilizados.

Zonaro, entretanto, notou bons números pela manutenção da retomada do Éxito, que opera na Colômbia, Uruguai e Argentina. A receita bruta foi de R$ 6,91 bilhões de janeiro a março, com o indicador SSS subindo 20,8% na base anual.

Segundo o GPA, diante da valorização do real em relação ao peso colombiano, o crescimento total das lojas do Éxito foi de 5,2% por cento na comparação com o mesmo trimestre de 2021.

Em nota, a varejista destacou que “as lojas Extra Hiper, tanto as que foram fechadas no começo do ano quanto as que estão abertas e serão convertidas, serão alocadas em atividade descontinuada”.

Carrefour

O Carrefour, por sua vez, se destacou no primeiro trimestre deste ano. A companhia registrou R$ 20,75 bilhões em vendas brutas consolidadas, o que representa um crescimento de 14,5% em seu faturamento no comparativo anual.

Para a Nord, a varejista também mostrou resiliência em um momento de turbulência e avançou 8,5%com o indicador vendas mesmas lojas (SSS), sem considerar efeitos de calendário. Considerando os efeitos sazonais, o indicador mostrou crescimento de 7,3%.

"O grande destaque das prévias operacionais do 1T22 do Carrefour vai para o forte crescimento dos resultados digitais, com o volume bruto de mercadorias (GMV) subindo 51% na comparação anual, puxado pelo segmento alimentar", avalia Zonaro.

Ainda sobre os resultados das prévias das principais varejistas do segmento alimentício, ele pondera que falta visibilidade em relação às margens do primeiro trimestre.

O analista diz que, como o varejo é caracterizado por uma acirrada concorrência e margens apertadas no setor, é possível notar crescimento nas receitas, mas este não é necessariamente um indicativo de crescimento de resultados.

"Termos visibilidade quanto ao indicador operacional de receita é importante, mas ele precisa estar acompanhado de uma disciplina nos custos e algum tipo de ganho de margem — o que não vemos ainda. Apesar de observarmos uma melhora na primeira linha em relação a períodos anteriores, não recomendamos para o momento compra em ASAI3, PCAR3 ou CRFB3. Preferimos aguardar um crescimento sólido nos resultados dessas empresas", recomenda.

Desempenho das ações

No ano, os papéis do Assaí avançam 16,03%, a R$ 26,02, ante alta de 7% das ações do GPA, a R$ 22,31.

Já as ações do Carrefour se destacam com uma valorização de 49,30%, a R$ 21,38.