quinta, 25 de abril de 2024
Pandemia

Governo britânico definirá plano de inverno para Covid-19

Medidas serão anunciadas pelo primeiro-ministro Boris Johnson na terça-feira

13 setembro 2021 - 08h25Por Reuters
InglaterraInglaterra - Crédito: Shutterstock

Por Elizabeth Piper, da Reuters - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, definirá na terça-feira seus planos para controlar a pandemia de Covid-19 nos meses de inverno, anunciando a decisão de descartar a introdução de passaportes de vacinas e medidas para encerrar alguns poderes de emergência.

Johnson, sob fogo de alguns em seu Partido Conservador por aumentar os impostos para consertar uma crise de saúde e assistência social, parece determinado a tentar acalmar esses críticos, abandonando os planos de introdução de passaportes, apesar de um número crescente de casos de coronavírus.

Em declarações a emissoras, o ministro da Saúde, Sajid Javid, disse não antecipar mais lockdowns e que os passaportes para vacinas não seriam introduzidos na Inglaterra, já que o governo depende de vacinas e testes para defender o público.

"Agora que estamos entrando no outono e no inverno ... o primeiro-ministro esta semana apresentará nossos planos para administrar a Covid nos próximos meses e, com isso, deixaremos claro que nosso programa de vacinas está funcionando", disse à Sky News.

Javid disse à BBC que não estava "antecipando mais lockdowns", mas não tiraria a medida da mesa, que o governo não iria avançar com passaportes de vacinas para permitir que as pessoas participassem de eventos em massa e que queria "se livrar" de testes PCR para viajantes o mais rápido possível.

Ele acrescentou que o governo permanecerá "cauteloso", mas "o programa de vacinas, nosso programa de testes, nosso programa de vigilância, os novos tratamentos ... tudo isso é nossa parede de defesa e, embora haja muitos vírus por aí, está funcionando".