quarta, 24 de abril de 2024
Investigação

Gigantes como Apple (AAPL34) e Google (GOGL34) usaram ouro ilegal de terras indígenas, diz site

Investigação do site Repórter Brasil aponta que as empresas Amazon (AMZO34) e Microsoft (MSFT34) também compraram metais de origem ilegal em 2020 e 2021

25 julho 2022 - 15h48Por Redação SpaceMoney

Celulares e computadores das marcas Apple (AAPL34) e Microsoft (MSFT34), bem como os superservidores do Google (GOGL34) e da Amazon (AMZO34), têm filamentos de ouro em sua composição. Parte desse metal saiu de garimpos ilegais na Amazônia, passou pela mão de atravessadores e organizações até chegar nos dispositivos das quatro empresas mais valiosas do mundo, revelou uma investigação do jornalista Daniel Camargos para o veículo Repórter Brasil

De acordo com o veículo, os metais de origem ilegal foram adquiridos pelas empresas de tecnologia em 2020 e 2021.

Documentos públicos nomeiam a empresa privada italiana Chimet como fonte de algum ouro usado em seus produtos. A Polícia Federal alega que a Chimet comprou milhões de dólares em ouro da empresa CHM do Brasil, que supostamente adquiriu o metal precioso ilegalmente de garimpeiros.

As quatro empresas de tecnologia dos Estados Unidos listaram a Chimet entre mais de 100 refinarias de ouro em suas cadeias de abastecimento durante o período de cinco anos da investigação e nas divulgações mais recentes de 2021.

A Chimet não tem um relacionamento direto com as quatro grandes empresas de tecnologia, mas vende ouro para bancos que podem revendê-lo para diversos usos, disse o representante da empresa, Giovanni Prelazzi, em comunicado à Reuters.

Com informações de Repórter Brasil e Reuters.